Justiça

Advogado é preso por entrar em elevador errado de tribunal

Publicado em 12/11/2016, às 10h02   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Um advogado paulista foi algemado e preso por ter entrado por engano no elevador de autoridades do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2).

Segundo Lívio Enescu, presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo (AATSP), o advogado, que já é idoso, teria sido questionado de maneira grosseira pelos seguranças do TRT-2 e se negou a apresentar a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil.

A negativa motivou sua detenção. As algemas, segundo Enescu, só foram tiradas no 4º Distrito Policial de São Paulo pelo delegado de plantão, assim que o advogado preso se identificou. O responsável pelo DP chegou a afirmar ao presidente da AATSP que estranhou o fato de não haver nenhum representante da OAB acompanhando a prisão.

O tribunal confirmou o incidente e disse que um boletim de ocorrência por desacato à autoridade foi lavrado no 4º DP. "O TRT-2 esclarece que zela pela constante avaliação e melhorias de seus métodos de atendimento ao público, e que o fato não ensejará desdobramentos. Cada uma das partes responderá pelos excessos eventualmente cometidos, no foro adequado", relatou a Assessoria de Imprensa da corte.

O presidente da AATSP disse que a entidade e a seccional paulista da OAB prestaram todo o auxílio necessário ao advogado, que já está em liberdade. Afirmou ainda que um ofício será enviado ao TRT-2 pedindo mais esclarecimentos sobre o caso e o uso das algemas.

O presidente da OAB-SP, Marcos da Costa, afirmou que a apuração sobre o ocorrido será rápida, pois os “fatos estão bastante claros”.

Publicada no dia 12 de novembro de 2016, à 0h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp