Justiça

CNJ condena juíza baiana por envolvimento com narcotraficante da Colômbia

Publicado em 09/11/2016, às 06h08   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) condenou, na tarde desta terça-feira (8), a juíza baiana Olga Regina de Souza Santiago, por envolvimento com o narcotraficante da Colômbia Gustavo Duran Bautista. O colombiano é apontado como líder de um grupo criminoso especializado na exportação de cocaína da América do Sul para a Europa.

Condenada à aposentadoria compulsória, a juíza responde também, no Tribunal de Justiça da Bahia, a uma ação penal em que é acusada de cometimento de vários crimes, entre eles corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

De acordo com a nota do CNJ, durante a "Operação São Francisco", iniciada em agosto de 2007, a Polícia Federal constatou, por meio de interceptações telefônicas e mensagens eletrônicas, a relação da juíza e de seu companheiro, Baldoíno Dias de Santana, com o líder colombiano de uma quadrilha de tráfico internacional de drogas, Gustavo Duran Bautista.

Segundo a decisão do CNJ, a relação foi iniciada em 2001, quando Olga inocentou Gustavo em uma ação criminal em que ele foi preso em flagrante por tráfico de drogas durante uma inspeção realizada pela Polícia Federal na Fazenda Mariad, de propriedade do traficante, devido a suspeitas de trabalho escravo. A título de retribuição, em 2006 o traficante teria depositado R$ 14,8 mil para a magistrada, mas não chegou a completar o pagamento integral combinado da compra da sentença porque foi preso.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp