Cidades

Prefeitura de Amargosa rebate professores e afirma que “sempre houve diálogo”

Publicado em 13/08/2015, às 12h55   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Imagem de reunião realizada no dia 28 de julho, na sede do Executivo

Motivada por matéria publicada pelo Bocão News, na quarta-feira (12), em que os professores da rede municipal apontam falta de diálogo da gestão, a Prefeitura de Amargosa enviou nota ao site dando sua versão para os fatos. Negando que a prefeita Karina Silva esteja evitando negociação, o Executivo considera a manifestação dos servidores como “precipitada”. Ainda segundo o informativo, “sempre houve diálogo com a categoria”.

Leia a nota na íntegra:

"A Prefeitura de Amargosa, através da Secretaria Municipal de Educação, vem de público externar profundo pesar com atitude que considera precipitada dos professores de interromper o diálogo e deixar centenas de alunos sem aula.  Tal movimento desrespeita o diálogo estabelecido e acordos firmados em ata com a presença de representantes da Direção Estadual da APLB Sindicato, conforme foto ao lado. Como se vê, esta gestão em nenhum momento se negou ao diálogo por entender a importância dos profissionais da educação para a construção de uma sociedade cada vez melhor.  Mas esclarece que na atual situação econômica do país, o corte de recursos inviabiliza o reajuste maior para os professores. Desde o início a gestão municipal promove dentro das possibilidades, a correção na tabela salarial dos professores. Nenhum educador recebe abaixo do piso nacional da categoria.

A Secretaria de Educação sempre está aberta ao entendimento, sendo portanto a discussão com a categoria permanente,  na busca pela alternativa mais sensata que possa atender as melhorias salariais sem comprometer o orçamento do município. Este é um o momento que exige ainda mais responsabilidade dos gestores públicos, face aos estudos que apontam para um cenário ainda mais critico da economia brasileira.

Diante destes fatos, há de se perguntar: é comum entender 3 dias de paralisação como movimento de busca salarial quando as negociações estão em curso? O mais grave é a falta de responsabilidade ao acusar a gestão municipal de descompromisso com a educação numa tentativa de confundir a população com informações que não correspondem à realidade.

Amargosa sempre pagou acima do piso Nacional estabelecido por Lei. O índice de reajuste oferecido pelo município é de 6,41% e não 3,21% como anunciado nas manifestações pelos dirigentes sindicais. O município respeita o percentual de 60% estabelecido pelo Fundeb para a remuneração do magistério e aplica mais dos que os 25% definidos pela lei para investimentos em educação com recursos próprios

A gestão municipal não economiza esforços para desenvolver políticas de estímulo à capacitação profissional. Hoje 120 professores de Amargosa passam por aperfeiçoamento e como incentivo promoveu no ano passado, por exemplo, a antecipação do 13º salário.

Para rebater as mentiras e restabelecer a verdade, publicamos o acordo firmado em ata, assinado pela direção local do sindicato e mediado com a presença de representantes da direção estadual da APLB. Esta gestão não recuará diante de nenhum obstáculo para defender o interesse da coletividade. E por fim, reafirma o compromisso de continuar investindo na qualidade e no desenvolvimento pelo bem da nossa população".

Notícia relacionada:

Professores ocupam prefeitura de Amargosa, mas não são recebidos por prefeita

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp