Geral

Hospital da Criança completa 13 anos neste sábado

Divulgação
A unidade de saúde é referência em gestação de alto risco e em média e alta complexidade  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 26/08/2023, às 12h33   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Hospital Estadual da Criança (HEC) completa, neste sábado (26), 13 anos de inauguração. A unidade de saúde é referência em gestação de alto risco e em média e alta complexidade e, nos últimos anos, tem ampliado o quantitativo de leitos pediátricos, realizado cirurgias pioneiras e capacitado seu corpo clínico, entre outras ações.

A secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, destacou a importância do HEC no tratamento pediátrico de referência para todo o Estado.

“Não existe HEC sem vocês, profissionais que aqui atuam. Que a gente possa, cada vez mais, melhorar o serviço prestado para as nossas crianças. Temos uma unidade referência para o tratamento pediátrico em toda a Bahia e trabalhamos para seguir ampliando a assistência qualificada em todos os 417 municípios baianos”, disse Santana. 

“Em breve, a Casa da Gestante vai iniciar o atendimento e oferecer assistência a essas mães que precisam de acolhimento com um ambiente mais acolhedor às gestantes, puérperas e recém-nascidos”, acrescentou a secretária.

De acordo com a diretora operacional da unidade, Lívia Leite, nesses 13 anos de existência, o HEC tem se tornado um hospital de grande importância e relevância para a Bahia.

“Inicialmente, o HEC transformou a saúde da população infantil, com as diversas linhas de cuidado, incluindo cirurgias neurológicas de alta complexidade, oncologia, ortopedia, tratamentos clínicos e cirúrgicos diversos. Em seguida, foi inaugurada a maternidade de alto risco, com assistência de qualidade e humanizada as gestantes do Estado”, afirmou a diretora.

Apenas em 2022, a unidade realizou mais de 21 mil atendimentos emergenciais em pediatria e mais de 5 mil em obstetrícia. Foram feitas, ainda, 2.785 cirurgias pediátricas e 2.319 partos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp