Geral

Após 42 anos, família descobre que filha foi trocada na maternidade

Divulgação
A troca de bebês aconteceu na maternidade pública Darcy Vargas, em 1975, mas a família só descobriu em 2017  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 12/09/2023, às 10h56   Cadastrado por Bruno Guena


FacebookTwitterWhatsApp

Uma família descobriu que a filha foi trocada na maternidade, em Joinville (SC), 42 anos após o parto. De acordo com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, o pai teve um AVC ao saber do erro e morreu.

Ainda de acordo com o TJ-SC, que publicou o caso na sexta-feira (8), a troca de bebês aconteceu na maternidade pública Darcy Vargas, em 1975, mas a família só descobriu em 2017.

A mãe foi procurada por uma mulher que descobriu, após teste de DNA, não ser filha biológica de quem pensava que era sua genitora. Em seguida, ela fez uma busca de outros nascimentos registrados no mesmo dia e local.

Em janeiro de 2018, mãe e filha fizeram o exame, que confirmou o mesmo resultado. As meninas nasceram com 10 minutos de diferença.

O advogado João Fábio Silva da Fontoura defendeu as duas famílias e disse que ambas desconfiaram, em momentos da vida, de erros da equipe do hospital, mas não sabiam os caminhos para chegar a respostas concretas.

"Até que um momento, por um golpe do destino, a outra família começou a trabalhar na casa de um advogado, que o orientou a fazer o teste", comentou.

Apesar da constatação de erro no hospital, de acordo com o advogado, os laços afetivos construídos durante a vida não mudaram.

Segundo ele, a indenização de R$ 300 mil "compreendeu que, para a família, foi uma situação de ruptura". Cada família deve receber a quantia de R$ 150 mil.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp