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Ações são realizadas por escolas no Dia Mundial de Conscientização do Autismo

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Data tem o objetivo de levar mais informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito  |   Bnews - Divulgação Divulgação | SEC-BA

Publicado em 02/04/2024, às 17h02 - Atualizado às 17h16   Redação BNews



A rede estadual de ensino mobilizou instituições, nesta terça-feira (2), no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, com o objetivo de abordar o tema e fortalecer a garantia de direitos dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

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Em várias escolas, foram realizadas atividades como palestras e rodas de conversas com professores, funcionários, estudantes e suas famílias.

No Centro de Atendimento Especializado Pestalozzi da Bahia (CAEEPB), que desde 2007 atende pessoas com TEA, em Ondina, a abertura do Mês da Conscientização do Autismo, sob o tema “Nada sobre nós, sem nós", teve início com a palestra do professor autista Ian Lezan Salvador.

Nascido em Brasília, o profissional se formou em Letras. Há dois anos, ele reside em Salvador e concluiu o mestrado em Linguística, atendendo crianças no CAEEPB, após passar em concurso para o magistério público estadual.

“Para mim, o autismo nunca foi uma barreira. Faz parte de mim e é como interajo com o mundo. A barreira no mercado de trabalho não é o autismo, mas a falta de inclusão e o capacitismo, que é o preconceito contra as pessoas com deficiência. Se você tiver um sonho, acredite nele”, ressaltou Lezan.

Interior

Em Juazeiro, o Núcleo Territorial de Educação (NTE 10) do Sertão do São Francisco reuniu as comunidades de dez escolas, no teatro do Complexo Integrado Rui Barbosa, onde teve início o mês dedicado ao autismo.

Ao todo, mais de 120 alunos e suas famílias assistiram à palestra do autista e diretor jurídico da Associação dos Amigos do Autista do Vale do São Francisco (AAMAVASF), Renan Fonseca, sobre a importância da garantia dos direitos do autista.

“Levantamos essa bandeira para podermos enfrentar as barreiras do preconceito e para vencer o capacitismo”, declarou.

A coordenadora de Educação Especial do NTE 10, Rose Vieira, acredita em uma educação global, integral e não compartimentada. “Nosso trabalho é o de fomentar na comunidade o acolhimento e o respeito às diferenças. Acreditamos na escola acessível e em um ambiente de aprendizado humanizado, com o envolvimento de toda a comunidade escolar”.

Inclusão

Por fim, a superintendente de Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Leninha Vila Nova, falou sobre o processo de inclusão promovido na rede estadual de ensino.

"A inclusão é premissa da escola. De 2019 até o momento, houve um crescimento do número de estudantes autistas na rede estadual e hoje temos matriculados, aproximadamente, 2.400 alunos autistas. Celebramos esse aumento no acesso à escola porque significa que as famílias e os estudantes ratificam a escola como espaço de inclusão com aprendizagem, proteção e cuidado", explicou.

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