Geral

Feira de Santana: Sustentare renova licença para operar aterro

Imagem Feira de Santana: Sustentare renova licença para operar aterro
Irregularidades da empresa foram alvo de investigação do Ministério Público  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 19/02/2014, às 16h24   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)





Mais uma reviravolta na novela do lixo na cidade de Feira de Santana, cidade a cerca de 108 km de Salvador. O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) renovou a autorização da Sustentare Serviços Ambientais S/A para operar por quatro anos o aterro sanitário que atende à Região Metropolitana de Feira de Santana, de acordo com informações publicadas no Diário Oficial dos dias 8 e 9 de fevereiro.

No dia 15 de fevereiro, a reportagem do Jornal Grande Bahia registrou graves níveis de contaminação no Riacho das Três Panelas. Nas imagens é possível identificar peixes mortos, e até mesmo um urubu morto pela contaminação do chorume. Relatórios do Inema apotanm que sempre que ocorre vazamento de chorume, ele escorre para este riacho e para o subsolo.


Apesar dos inúmeros autos de infração, mesmo não tendo cumprido as obrigações estabelecidas nas Licenças de Operações (LO) anteriores, no dia 7 de fevereiro de 2014, através da portaria 6898, o órgão liberou nova licença para a Sustentare. Além disso, o Inema autorizou a Sustentare a utilizar os recursos hídricos – riacho das Três Panes e rio Jacuípe – para descarte de líquidos contaminados oriundos do aterro. O documento é assinado pela Diretora Geral do órgão, Márcia Cristina Telles de Araújo Lima.

As irregularidades da empresa foram alvo de investigação do Ministério Público, o qual incluiu o parecer do Inema em processo da 3ª Vara Cível da Comarca da cidade.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp