Esporte

Neymar e o pai são acusados de criar empresas de fachada em acordo com Barcelona

Publicado em 25/03/2015, às 08h16   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Apesar de ter declarado, em outubro do ano passado, que estava tudo acertado, a novela sobre a contratação de Neymar pelo Barcelona está longe de acabar. De acordo com o jornal "O Globo", no processo em que pede dois e anos e meio de prisão para o presidente do clube catalão, Josep Bartomeu, e sete anos para seu antecessor, Sandro Rossell, o Ministério Público (MP) da Espanha acusa o atacante e seu pai, Neymar da Silva Santos, de criar empresas de fachada para driblar o fisco e ocultar o verdadeiro valor da transação feita em 2013, quando o jogador foi transferido do Santos para o time espanhol.
A fraude já havia sido anunciada em junho do passado. Ainda segundo a publicação, o processo diz que o custo total do negócio foi de 94,8 milhões de euros (R$ 330 milhões) e superou em 66% os a quantia inicialmente anunciada, de 57 milhões de euros (R$ 183,3 milhões). O MP investigou 13 contratos entre as partes envolvidas - o Barcelona, o Santos e Neymar - e concluiu que alguns deles envolveram empresas criadas especialmente para justificar os pagamentos não declarados.
Josep Bartomeu e Sandro Rossell devem ser multados em 3,8 milhões e 25 milhões de euros respectivamente, enquanto o clube espanhol vai pagar 22 milhões de euros. Já o jogador - o terceiro mais rico do mundo - e seus representantes terão de prestar contas com as autoridades brasileiras pelos supostos valores não declarados. A transação e a polêmica começaram com um contrato de gaveta em 2011, que sofreu uma série de aditivos, com a finalidade, segundo o MP espanhol, de "aparentar que os pagamentos obedeciam a operações mercantis entre sociedades e ainda fragmentar o verdadeiro pagamento ao jogador para mantê-las ocultas".
Na noite desta terça-feira, o pai de Neymar se pronunciou, por meio de nota divulgada no site oficial de seu filho, sobre as recentes notícias apontando supostas fraudes na contratação do atacante pelo Barcelona. O empresário aproveitou para rebater todas as acusações de irregularidades.
No texto, Neymar afirmou que a imprensa é desinformada e contraria a verdade. Além disso, garantiu que seus negócios foram feitos por meios absolutamente legais, regidos por profissionais qualificados.
Confira a nota na íntegra:
"Quero manifestar a importância que tem para mim, que nenhum membro das minhas empresas e do meu entorno foi indiciado em nenhum processo judicial, contrariando o que alguns meio de comunicação têm noticiado durante os últimos dias no Brasil, evidenciando uma ausência total de informação e contrariando a verdade.
O chamado "Caso Neymar", instaurado na Espanha para investigar a contratação do Neymar Jr pelo FC Barcelona, em nenhum momento nos afetou juridicamente.
Estou convencido de que as pessoas envolvidas neste processo desenvolveram seus esforços sempre respeitando as leis do Brasil e da Espanha, sempre em concordância com o estatuto da FIFA.
Temos a certeza de que todas as ações realizadas para que o Neymar Jr pudesse jogar no FC Barcelona foram absolutamente legais, supervisionadas pelos melhores advogados e que jamais burlamos alguma legislação".
Neymar da Silva Santos

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp