Esporte

TJD-BA exige transparência nos sorteios de árbitros da FBF

Imagem TJD-BA exige transparência nos sorteios de árbitros da FBF
Órgão demonstra insatisfação quanto à condução dos sorteios de arbitragem no Baianão  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 22/03/2014, às 13h47   Redação Galáticos Online


FacebookTwitterWhatsApp

Um despacho do novo presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Bahia (TJD-BA), João Paulo Oliveira, divulgado nesta sexta-feira (21), mostra que há insatisfação dentro do órgão quanto à forma que vem sendo conduzidos os sorteios de arbitragem do Baianão pela Federação Bahiana de Futebol (FBF).

O documento trata-se de uma medida inominada interposta pela Procuradoria do Tribunal, através do procurador Ruy João Ribeiro. O procurador alega que o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, vem descumprindo regras do Estatuto do Torcedor e do CBJD e cometendo uma "violação à imparcialidade necessária para o sorteio dos árbitros".

Atualmente, a entidade máxima do futebol da Bahia tem colocado dois árbitros para concorrer no sorteio, realizado dentro da própria entidade. Já os assistentes são escolhidos pela própria Federação, sem a utilização de sorteio.

Em busca de mais transparência, Oliveira, deferindo o interposto por Ruy João, exigiu que, de agora em diante, a FBF disponibilize o mínimo de três candidatos a cada um dos postos de arbitragem. Sendo assim, o sorteio se estenderia também aos auxiliares, quartos e quintos árbitros.

O presidente do TJD-BA ainda exigiu que o sorteio seja aberto ao público e só seja realizado com a presença de pelo menos um dos integrantes da procuradoria do órgão. A decisão já vale para as semifinais e finais do Baianão 2014.

A aplicação da medida para a rodada deste domingo (23), quando acontecerá o clássico BAVI, não foi possível, segundo João Paulo Oliveira, porque o sorteio já havia sido realizado e, uma mudança, poderia provocar "prejuízo à rodada já designada".

Para o BAVI, Manoel Nunes Lopo Garrido foi o sorteador e venceu apenas um concorrente, Marielson Laves Silva. Já os assistentes, Adson Marcio Lopes e Elicarlos Franco de Oliveira foram escolhidos pela própria FBF, sem passar por sorteio.

O TJD-BA também pediu conhecimento imediato de Ednaldo Rodrigues para o cumprimento da medida, sob pena de ofensa ao art. 233 do CBJD.

Matéria originalmente publicada às 7h28 deste sábado (22)

Confira o sorteio realizado pela FBF e o despacho do presidente do TJD-BA:

Despacho TJD-BA


Escala Baianão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp