Eleições

TRE: urnas para votação paralela passam por auditoria

Reprodução
Ação verifica o funcionamento dos equipamentos eletrônicos  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 26/10/2014, às 07h55   Redação Bocão News (Twitter:@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Com o objetivo de aferir e testar a segurança das urnas eletrônicas utilizadas no segundo turno das Eleições 2014, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizou na manhã de sábado (25) o sorteio de quatro equipamentos que serão utilizados no procedimento da votação paralela.
As urnas selecionadas foram da: 9ª Zona Eleitoral (ZE) de Salvador (298ª seção); 22ª ZE (92ªseção) em Jequié, no Sudoeste da Bahia; 106ª ZE (30ª Seção), em Queimadas, no polígono das secas; e a 131ª ZE (106ª seção), em Muritiba, localizada no Recôncavo baiano.

O procedimento do sorteio, que consta na Resolução TSE 23.397/13 e acontece desde o ano de 2002 em todos os 27 estados da Federação, é uma sessão pública realizada para definir quais seções eleitorais cederão urnas para serem testadas. A definição se dá por meio de sorteio, que escolhe uma urna da capital, e até quatro dentre as seções localizadas no interior do Estado.

Votação paralela

No dia da eleição, alunos das escolas públicas preenchem certa quantidade de cédulas de votação, até se atingirem o número de eleitores da respectiva seção sorteada. Os votos então são depositados em urnas de lonas lacradas.

Na votação paralela, o conteúdo das cédulas é digitado nas urnas eletrônicas sorteadas. Ao final, confrontam-se os resultados do boletim das urnas eletrônicas com aqueles obtidos no computador. Todo processo é filmado e acompanhado pelo Ministério Público, pela OAB, por fiscais dos partidos, além da imprensa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp