Eleições

Da Liberdade ao Palácio de Ondina: conheça a trajetória de Rui Costa

Reprodução
Novo governador da Bahia tem histórico marcado pela luta sindical  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 07/10/2014, às 06h54   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Aos 51 anos, Rui Costa dos Santos é eleito governador da Bahia com 3.558.975 votos. Nascido em Salvador, no bairro da Liberdade, Rui é formado em Economia pela Universidade Federal da Bahia. Iniciou sua carreira política participando no movimento sindical ainda na década de 80 ao lado de Jaques Wagner, quando chegou a dirigir o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Petroquímica (Sindiquímica).




Na mesma época, fez parte da introdução e construção do PT na Bahia, partido no qual é filiado desde 1982. Em 2000 foi eleito vereador de Salvador pela primeira vez, sendo reeleito no pleito seguinte.


Em 2007 foi nomeado secretário de Relações Institucionais durante o primeiro mandato de Jaques Wagner. Em 2010, alcançou uma vaga na Câmara Federal e dois anos depois assumiu o cargo de secretário-chefe da Casa Civil da Bahia, no segundo mandato de Jaques Wagner.

Disputando internamente com José Sérgio Gabrielli, o senador Walter Pinheiro e o ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, Rui Costa foi nome afiançado por Jaques Wagner, a contragosto da militância petista, para a sucessão.



Publicada no dia 6 de setembro de 2014, às 11h40

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp