Eleições / Eleições 2022

Jerônimo Rodrigues e João Roma se juntam para 'bater' em ACM Neto: "Covarde"

Foto: Reprodução/YouTube/TVE Bahia
Ausência de ACM Neto de mais um debate gerou desconforto nos adversários  |   Bnews - Divulgação Foto: Reprodução/YouTube/TVE Bahia

Publicado em 07/09/2022, às 08h29   Yuri Abreu e Vinícius Dias



A ausência de ACM Neto (União Brasil), ex-prefeito de Salvador e líder nas pesquisas de intenção de voto, do Debate da TVE deixaram um grande incômodo em todos os outros três adversários que foram convidados para o evento. ACM Neto já não tinha participado, por opção, do Debate da Band.

A ausência fez até com que adversários que trocam muitas farpas entrassem em 'consenso' para bater no oponente em comum: Jerônimo Rodrigues (PT) e João Roma (PL) fizeram duras críticas a ACM Neto após o final do debate, quando fizeram suas considerações finais.

Jerônimo valorizou o formato do debate na TVE porque possibilitou bastantes confrontos de ideias, além de permitir que tanto quem responde quanto quem pergunta pudesse fazer suas considerações.

"Claro que a gente vai amadurecendo o processo político e é fundamental ter humildade. Cada debate é diferente. O debate de hoje teve uma metodologia que favorece ao eleitor entender a versão de quem pergunta e quem responde também. Esse método estabelecido pela TVE favorece o conhecimento da comunidade sobre a postura de cada um. Foi muito valioso", disse Jerônimo.

João Roma classificou o debate como uma "excelente oportunidade para o eleitor baiano conhecer mais a proposta dos candidatos na disputa, ter clareza em saber que um candidato vai baixar impostos e atrair investimentos para melhorar a vida de todos os baianos e lamentar mais uma vez a ausência".

Jerônimo afirmou não saber se é vaidade, arrogância ou medo o motivo de ACM Neto não participar dos debates e confrontar outros candidatos e disse que o apelo dos adversários em tê-lo nos eventos não é sobre ter uma dependência da presença do ex-prefeito, mas o fato de dar a oportunidade ao povo da Bahia em acompanhar a postura de cada candidato numa situação 'desconfortável' como um debate.

"É importante para a democracia, para a sociedade baiana conhecer os candidatos em qualquer lugar, ambiente, eleição. Seja num síndico do prédio, num time de futebol. É preciso conhecer as ideias. A gente precisa entender a postura de um candidato em relação ao Governo Federal e ele foge", iniciou Jerônimo.

Ele completou desafiando ACM Neto a discutir uma série de temas que são calos no Governo Rui e motivos de duras críticas de ACM Neto contra os petistas: "eu desafio o ex-prefeito a tirar os intermediários que ele coloca de forma covarde e venha debater comigo. Venha debater a educação, venha debater a saúde, a segurança pública do estado da Bahia", finalizou.

João Roma afirmou que ACM Neto não respeita o eleitor ao se rejeitar ir para o debate. No mesmo dia do evento, ACM Neto fez uma carreata em Itinga, bairro de Lauro de Freitas.

"Mais uma de um candidato que não respeita o eleitor, que mais uma vez demonstra covardia tanto na política quanto nas pessoas, basta ver como ele trata adversários e até mesmo os aliados. A Bahia precisa de um líder, não de um covarde", disse João Roma.

Outro presente no debate, Kleber Rosa (PSol) preferiu valorizar a própria participação durante as considerações finais, mas também deixou sua indireta para ACM Neto ao dizer que não é candidato de si mesmo.

"Eu sigo defendendo o programa de meu partido. Não sou candidato de mim mesmo, sou candidato de um programa, um projeto e acho que consegui defender, pautar um programa, me diferenciar de outros candidatos e dar mais um passo para conquistar corações baianos e construir um outro projeto de Bahia", finalizou.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp