Eleições / Eleições 2022

Bruno Reis quebra silêncio sobre voto útil e revela o que pode ajudar Jerônimo Rodrigues na eleição

Foto: Dinaldo Silva/ BNews
Prefeito de Salvador, Bruno Reis pregou a favor do chamado voto útil  |   Bnews - Divulgação Foto: Dinaldo Silva/ BNews

Publicado em 27/09/2022, às 09h30 - Atualizado às 09h31   Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil) comentou o crescimento de Jerônimo Rodrigues (PT) nas últimas pesquisas para o Governo do Estado da Bahia. Jerônimo é o principal adversário de ACM Neto (União Brasil) nas pesquisas de intenção de voto, aparecendo em segundo lugar e com possibilidade de levar a eleição para o segundo turno.

Há uma única pesquisa que aponta Jerônimo Rodrigues na liderança da corrida eleitoral: a Atlas/Intel, divulgada nesta terça-feira (27) pelo Jornal A Tarde.

De acordo com o levantamento, o petista tem 46,5% da intenção de voto, enquanto o candidato do União Brasil, ACM Neto, tem 39,6%. Quando considerados os votos válidos, o ex-secretário de educação tem 47,6% e está no limite para decidir a eleição no primeiro turno.

Essa nova pesquisa mostra o crescimento de Jerônimo, que no levantamento divulgado na última quinta (22), tinha 44,5% das intenções de voto, e a queda de ACM Neto que tinha 40,5%.

Com a possibilidade de aproximação, Bruno Reis comentou o caso e pediu para que o eleitorado adote o chamado voto útil, direcionando principalmente para eleitores do ex-ministro da Cidadania, João Roma (PL), que tem eleitorado muito pautado no antipetismo. Roma é o candidato bolsonarista no pleito e aparece em terceiro lugar.

"Quem quer tirar essa turma que está aí está vendo que Neto é o melhor caminho. Qualquer outro voto que não seja em Neto é ajudar Jerônimo a ir para o segundo turno. Preciso dizer isso", declarou o prefeito em entrevista à rádio Metrópole na manhã desta terça-feira (27).

Apesar do crescimento de Jerônimo, Bruno Reis continuou apostando em vitória de seu antecessor e padrinho político na prefeitura de Salvador ainda em primeiro turno.

Bruno Reis discordou da possibilidade de um cenário como o de 2006, quando o ex-governador Paulo Souto (então filiado ao PFL, que virou DEM e hoje é o União Brasil) aparecia liderando as pesquisas até mesmo no dia da eleição, mas acabou sendo derrotado para Jaques Wagner, que assumiu o governo pela primeira vez naquela oportunidade.

"Estou com muita convicção de que venceremos essa eleição no primeiro turno. A gente está percebendo o desejo majoritário de mudança, de mudança com segurança, que é isso que representa Neto. Alguém que foi testado e aprovado. A gente vê um desejo de derrotar Jerônimo, de derrotar essa panelinha que está aí há 16 anos, tirar essa turma que já deu", afirmou.

Bruno também acha que não é factível comparar o cenário de 2022 com 2014, quando Rui Costa (PT) venceu a eleição, também pela primeira vez, com todos os prognósticos indicando derrota para Paulo Souto (já filiado ao DEM).

"É outra eleição. Naquela época, eles tinham o governo federal, hoje não têm. Hoje, eles têm 16 anos de cansaço, que refletem sobre eles. A gente não tinha a força política que nós temos hoje. Nós não tínhamos um candidato que representasse o novo, como temos hoje Neto. Não tínhamos um exército de candidatos a deputado estadual e federal. Nós temos hoje. Inclusive, é a primeira vez que um candidato da oposição reúne mais apoio político do que o candidato do governo", concluiu o prefeito.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp