Eleições / Eleições 2022

Ana Coelho explica autodeclaração "branca" no TRE

Dinaldo Silva/BNews
Candidata a vice de ACM Neto, Ana Coelho fez alteração de parda para branca  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 14/09/2022, às 13h51   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Após mudar a autodeclaração racial no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de parda para branca, a candidata a vice-governadora na chapa de ACM Neto (UB), Ana Coelho (Republicanos), explicou a alteração. 

Em nota enviada à imprensa, Ana comentou o fato de sua candidatura ter sido questionada na Justiça Eleitoral, mas tiveram as representações rejeitadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

"Esses ataques acontecem desde o primeiro dia que fui anunciada como candidata a vice-governadora. Muita gente que se diz defensor das mulheres não está preparado para ver uma mulher em posição de destaque. Já tentaram impugnar minha candidatura, mas o TRE rejeitou por unanimidade estas representações. Então, o que posso dizer é que seguimos trabalhando, ao lado de ACM Neto, com muita empolgação por uma Bahia melhor para o nosso povo", disse Ana.

Apesar da rejeição das representações pela Justiça, a candidata continua sendo alvo de ataques de opositores sobre o assunto. Ana Coelho classificou os ataques dos adversários como "machismo". 

"Não há outra palavra para definir o que está acontecendo. Já teve um político que se referiu a mim pejorativamente como “aquela menina”, numa atitude machista e desrespeitosa. Eles acham que estão atacando a mim, mas na verdade estão atacando todas as mulheres. A verdade é que tem muito político que não está preparado para ver mulheres em posição de destaque, ainda mais pelo fato de que posso ser a primeira vice-governadora eleita da Bahia. Eu estou aqui representando todas as mulheres que clamam por maior participação na política", afirmou.

Sobre a autodeclaração racial, Ana coelho afirmou que verificou o erro no sistema e fez a alteração para "acabar com as especulações". 

"Como se não bastasse tudo isso, partiram para me atacar na minha autodeclaração. A situação é simples. Após verificar o erro nos dados da minha ficha no TRE, alterei o item cor/raça para branca, acabando com as especulações. A alteração foi feita dentro do prazo legal exigido e não recebi nenhum valor indevido", disse.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp