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Você conhece seu cliente? Veja três dicas que podem impulsionar os negócios

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Organizações que conhecem hábitos e necessidades dos clientes superam seus pares em 85% no crescimento dos negócios  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

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Publicado em 14/03/2024, às 08h00


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Com o Dia do Consumidor (15 de março) batendo à porta, as empresas costumam prestar mais atenção em seus clientes e fazer ações direcionadas para o seu público. Segundo a consultoria McKinsey, as organizações que aproveitam os conhecimentos sobre os hábitos e necessidades dos clientes superam os seus pares em 85% no crescimento das vendas e em mais de 25% na margem bruta.

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Saber bem quem é o seu cliente é fundamental em um mercado como o atual, competitivo e com cada vez mais opções para os consumidores. “Ferramentas e estratégias para conhecer o cliente em profundidade são cruciais para negócios que querem sair à frente e vender mais. Inteligência de dados, construção de persona, consumer insights, são algumas das possibilidades.” comenta a CMO da MindMiners , Danielle Almeida. 

Por meio da implementação de estratégias bem definidas, as empresas podem adquirir dados de grande relevância. Isso se concretiza ao proporcionar aos clientes uma experiência de alta qualidade ao longo de toda a sua jornada, desde o primeiro contato com a marca até o pós-compra. 

Por sua vez, possibilita às empresas obter informações cruciais que embasam decisões mais precisas em áreas que abrangem o desenvolvimento de produtos e serviços, a concepção de campanhas de marketing, a determinação de preços e diversas outras frentes estratégicas.

Consumer insights

A estratégia de consumer insights (estratégia que consiste em levantar e analisar informações sobre os consumidores de uma empresa) é fundamental para coletar e mapear os dados que os consumidores deixam por meio das redes sociais, das pesquisas e das plataformas de e-commerce, por exemplo. 

“A partir dos insights levantados, as empresas conseguirão entender melhor o comportamento do consumidor e identificarão possíveis caminhos a seguir de forma clara para definirem as estratégias de marca, produto, atendimento e assim por diante. É por isso que o conceito não se resume apenas à coleta de dados. Estamos falando de gerar inteligência a partir desses dados e, com ela, transformar o modo como as empresas tomam decisões, tornando-as verdadeiramente "data driven”, explica Danielle Almeida.

Qual é a percepção do cliente sobre a sua empresa/marca? Qual é o nível de satisfação que o consumidor tem de um produto/serviço? Houve mudança na frequência ou hábitos de compra? Essas e outras perguntas auxiliam no mapeamento do comportamento de forma contínua, afinal como o seu cliente se comporta é algo mutável e que depende também de fatores externos diversos - basta ver como tudo mudou com a pandemia, por exemplo. 

Construção de personas

A persona é a representação semi fictícia do cliente de uma marca. Por meio de pesquisa com clientes reais de um negócio, se baseando em dados como idade, profissão, renda, gênero, entre outros, é traçado um perfil do cliente ideal, que servirá de guia para toda a estratégia de marketing. 

A construção da persona é importante para saber com mais assertividade o que vender e para quem vender. A definição de uma persona ajuda a desenhar o cliente ideal e em cima disso, construir estratégias. “A partir disso, é possível otimizar produtos e serviços, criar novos negócios a partir da identificação de lacunas no mercado, distinguir ou confirmar quais são os pontos de melhorias nas atividades da empresa ou que precisam ser extintos do planejamento e mapear a jornada do cliente durante o processo de compra”, pontua a especialista da empresa. 

Com características e comportamentos específicos, as personas apresentam uma série de peculiaridades que humanizam os consumidores de determinada marca. O uso de pesquisas é uma ferramenta fundamental para colher informações junto ao público que aquela persona irá representar.

Inteligência de mercado

A inteligência de mercado é uma abordagem de marketing que envolve a coleta de dados e informações com o objetivo de obter insights. A empresa deve explorar métodos para reunir esses dados, permitindo, assim, sua análise, o que, por sua vez, gera ideias para aprimorar o próprio negócio.

Os dados contribuem para tomadas de decisão que impactam no futuro do negócio, por isso, o estudo deve ser abrangente e criterioso. Além disso, é preciso ter em mente que empresas que se dedicam regularmente à inteligência de mercado contam com uma importante vantagem competitiva.

Realizar pesquisas para conhecer e entender a fundo os diversos perfis de consumidores é mandatório para empresas que não querem se basear em “achismos”. Saber analisar dados coletados em pesquisas e transformá-los em informações relevantes é fundamental para tomadas de decisão e para a identificação de oportunidades para o seu negócio.

Priorizando a experiência do cliente

“O consumidor precisa estar no centro das decisões, pois ele é quem consome o serviço ou produto. Por isso, as empresas precisam entender que ouvi-los é o único caminho para a inovação verdadeira. Acreditamos no conceito de human analytics, que diz justamente sobre o poder transformador dos dados que traduzem o comportamento humano. A pesquisa é o caminho para encontrar sempre novas respostas e alavancar sua estratégia, conquistar novos clientes, direcionar seus esforços de marketing e, assim, aumentar vendas”, diz a CMO da companhia. 

Dados divulgados no Consumidor Moderno Experience Summit mostram que 70% dos consumidores brasileiros são mais propensos a serem leais a marcas que proporcionam uma boa experiência ao cliente. 

Em um mercado tão competitivo, é mandatório que os negócios entendam a importância de observar o comportamento do consumidor, algo crucial para identificar o que o cliente realmente quer, para então criar produtos ou serviços que impactam na vida das pessoas, conquistando mais espaço no mercado.

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