Economia & Mercado

Projeto de lei americano aumenta o número de Green Cards; entenda

Divulgação
Projeto de lei propõe adição de novos 250 mil Green Cards e vistos para os próximos anos  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 26/02/2024, às 11h44 - Atualizado às 11h45



Boas notícias para quem tem planos de se mudar para os Estados Unidos. Um projeto de lei está tramitando no Senado americano com propostas que devem tornar o processo imigratório mais eficiente. O documento indica um investimento de US$ 440 milhões destinados à contratação de mais juízes de imigração, o que deve agilizar a fila de pedidos  de green cards (visto de residência permanente). 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Na prática, isso pode significar 18 mil green cards baseados em emprego, anualmente, entre os anos fiscais de 2025 a 2029. No caso dos green cards familiares, em categorias de preferência, estima-se 32 mil por ano entre os anos fiscais de 2025 e 2029.

O projeto resulta de uma necessidade urgente que os Estados Unidos tem de atrair profissionais para seu imenso mercado de trabalho. Com um PIB anual de 23 trilhões de dólares (comparado a 1,6 trilhão no Brasil), a economia americana absorve toda mão de obra disponível e - atrair imigrantes qualificados - é uma ótima solução. 

Mão de obra qualificada (mesmo que estrangeira) é o combustível de uma economia. Um estudo recente divulgado pelo Congresso dos EUA estima que, se o ritmo da entrada de imigrantes continuar o mesmo, o PIB do país pode crescer US$ 7 trilhões até 2033, com o aumento da força de trabalho de cerca de 5,2 milhões de pessoas.

Os brasileiros certamente farão parte desse montante, considerando o crescente interesse pelos Estados Unidos até hoje. Segundo Gustavo Nicolau, advogado licenciado nos Estados Unidos e sócio de um dos principais escritórios de advocacia de imigração, a Green Card US, a procura vem aumentando.

“Em 2023, registramos um volume de pedidos 40% maior em relação ao ano anterior. Há uma procura relevante de novas oportunidades, e os Estados Unidos estão igualmente em busca de mais mão de obra qualificada em diversos setores. É uma conta que fecha muito bem”, explica Nicolau.

Um diploma de graduação (de ao menos quatro anos) somado a cinco anos de experiência profissional já pré-qualifica o candidato como “advanced degree”, segundo a Lei Federal Americana de Imigração (INA) e o coloca com boas chances de ter o seu Green Card aprovado. Existe ainda a possibilidade de ir para lá com um sponsor, ou seja, uma empresa americana contratante, o que pode facilitar bastante o processo.

Curiosamente, apesar das divergências entre Republicanos e Democratas, atrair imigrantes qualificados é um tema que costuma gerar certo consenso político. Os imigrantes possuem papel essencial na economia estadunidense, e profissionais qualificados fortalecem os setores mais importantes do país — como tecnologia, engenharia, saúde, educação, entre outros.

“Não é à toa que vemos o número de green cards aumentando a cada ano. Mesmo quando o governo muda, de Republicano para Democrata ou vice-versa, esse é um crescimento constante. É a maior economia do mundo e eles simplesmente precisam de mais mão de obra para sustentar seu crescimento”, conclui Gustavo.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp