Economia & Mercado

Prefeita aposta em portal da Chapada e financiamento internacional para Conquista virar polo turístico do estado

Joilson César / Bnews
Prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (UB), afirma que os investimentos municipais estão focados na geração de um novo segmento turístico, o de visitação  |   Bnews - Divulgação Joilson César / Bnews

Publicado em 07/06/2022, às 13h06   Thiago Conceição


FacebookTwitterWhatsApp

A prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (UB), afirma que os investimentos municipais estão focados na geração de um novo segmento turístico, o de visitação. Por tradição, a cidade é conhecida pelo turismo de negócios, concentrado principalmente em empresas do setor industrial e da construção civil. Entre os projetos que buscam alcançar o objetivo, está o Hub Turismo – Rota Sul, que propõe a criação do portal turístico da Chapada Diamantina através do Aeroporto Glauber Rocha.

A inciativa propõe a descentralização do acesso para a região da Chapada, atualmente feito pelo município de Lençóis, para Vitória da Conquista, atraindo turistas do Centro-Sul da Bahia, Sudeste e Centro Oeste do Brasil.

“Conquista ainda não é vista como uma cidade turística de visitação. Com o portal, a ideia é explorar a parte da Chapada que passa pelo município, que tem paisagens maravilhosas. Dessa maneira, o turista pode descer em Vitória da Conquista e começar o roteiro, para de lá sair por Salvador e seguir para Lençóis.  Ao invés de três dias, o turismo de aventura passa a ser de uma semana”, disse a prefeita ao BNews.

Outra aposta para o turismo está no São João, que previsto para acontecer entre 23 e 26 de junho. A prefeita explica que a grade de atrações vai envolver artistas regionais que irão contribuir para a movimentação econômica local.

A época fria de Vitória da Conquista também será explorada na geração de eventos, além do impulso o tradicional como o Festival de Inverno Bahia 2022, que ocorre de 26 a 28 de agosto. Para a garantia dos recursos em infraestrutura que irão impulsionar a cidade, a prefeita destaca a aquisição de empréstimos internacionais, feitos em condições especiais. 

Leia Mais:

Conheça montadora que pode ocupar espaço deixado pela Ford na Bahia

Quase 70% das empresas ativas no país são MEI, divulga ministério

Taxa média do empréstimo pessoal tem alta de 0,74%, aponta Procon-SP

“A cidade tem orçamento de R$ 1 bilhão, mas também tem crescido rapidamente. E para manter os serviços públicos funcionando bem, fato que também contribui para a melhor experiência na cidade, são necessários muitos recursos. A gente faz parceria com os Ministérios, procura recursos através de emendas parlamentares, mas isso não basta. Então, percebemos que é possível ter recurso em bancos internacionais, e fechamos um empréstimo de US$ 72 milhões, com o banco CAF, com taxas menores que as praticadas no mercado nacional. Só estamos esperando o avanço no Ministério da Economia e posterior aprovação dos senadores”, disse Sheila Lemos.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp