Economia & Mercado

Inquilino ou proprietário: saiba quem deve se responsabilizar pelo pagamento do IPTU

Divulgação
Especialista esclarece de quem é a reponsabilidade do pagamento da taxa municipal  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 27/02/2024, às 08h09 - Atualizado às 08h22


FacebookTwitterWhatsApp

A dúvida sobre quem deve arcar com o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é algo comum entre os brasileiros quando se trata de locação de imóveis. O inquilino ou o proprietário é o responsável pela taxa municipal anual?

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

De acordo com a reportagem do portal Uol, o advogado e mestrando em direito, Henrique Olivo, explica que “o pagamento do IPTU é uma responsabilidade do proprietário, todavia, a lei do inquilinato autoriza que locador e locatário estipulem sobre essa questão. Dessa forma, as partes podem acordar que o locatário pagará o IPTU ou até mesmo que locador e locatário dividirão o pagamento. Para além do já mencionado, é possível também estipular a forma de pagamento, ou seja, se o pagamento do tributo será parcelado ou não”.

O especialista também esclarece: “Na hipótese de o inquilino não cumprir com o pagamento do IPTU, é o proprietário quem ficará em débito com o município. Por isso, quem possui um imóvel e o aluga deve ficar muito atento aos pagamentos desse tributo, para evitar a inscrição em dívida ativa, execuções e, no pior dos cenários, a perda do imóvel.”

Na reportagem, Olivo também pontua que algumas pessoas têm direito à isenção do tributo, como idosos acima de 65 anos de idade, aposentados, pensionistas e pessoas com deficiência. Atualmente, segundo ele, também podem solicitar a liberação do pagamento do tributo igrejas e entidades sem fins lucrativos.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp