Economia & Mercado

Gigantes do varejo brasileiro enfrentam crise e fecham cerca de 800 lojas no país; saiba quem são

Divulgação / Freepik
Crise varejista começou na pandemia do coronavírus e tem se agravado a cada ano  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 25/03/2024, às 08h12 - Atualizado às 08h38


FacebookTwitterWhatsApp

Dentre o rol de expoentes varejistas nacionais atingidos pela crise, que impacta o Brasil desde o início da pandemia, em 2029, estão: Rede Dia, Americanas, Carrefour, Marisa e Casas Bahia. Juntas, já fecharam mais de 750 lojas no país.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

O grupo espanhol Dia, por exemplo, informou, na semana passada, o encerramento de 343 unidades e três centros de distribuição (CDs), entrando, na última quinta-feira (21), com pedido de recuperação judicial.

A Americanas fechou 159 pontos de venda, enfrentando, há um ano, uma verdadeira guerra financeira, o que culminou com mais um pedido varejista de recuperação judicial. O Carrefour cessou as operações em 123 estabelecimentos do Brasil, Lojas Marisa em 89 e a Casas Bahia encerrará o funcionamento em 38 lojas, no total, até o terceiro trimestre de 2023).

No Carrefour, o anúncio do encerramento da atividade de 123 supermercados foi feito na divulgação do balanço da empresa, em 20 de fevereiro. Na ocasião, foi anunciado um prejuízo líquido de R$ 565 milhões no quarto trimestre de 2024. O resultado representou uma queda dramática em relação ao mesmo período do ano anterior, quando a rede obteve um lucro líquido de R$ 426 milhões.

Vale salientar que as redes Marisa e Casas Bahia passam por um processo de reestruturação econômico-financeira.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp