Economia & Mercado

Contra juros altos e desemprego, centrais sindicais protestam nas capitais

Publicado em 02/06/2015, às 10h29   Vinícius Ribeiro (Twitter: @vin_ribeiro)


FacebookTwitterWhatsApp

Uma mobilização nacional envolvendo centrais sindicais e movimentos sociais acontece, nesta terça-feira (2), em todo o país contra a alta dos juros e o aumento do desemprego. A série de manifestações ocorre em data simultânea à reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).

Segundo o vice-presidente da Força Sindical no Estado, Nilson Bahia, o ato, com o lema "Menos Juros e mais Emprego", visa inibir o resultado recorrente dos encontros do Comitê.

"Considerando que hoje é a reunião do Copom, e ao final destas reuniões têm se aumentado as taxas de juros, esta é uma pressão para inibir este aumento, reduzir o desemprego e aumentar o consumo", explicou Nilson ao Bocão News, em frente a sede do Banco Central em Salvador, na Avenida Garibaldi.

Nilson Bahia ainda chamou a atenção para os aumentos que atigem diretamente o consumidor. "Subiu a energia, subiu a água e subiram os alimentos, e quando sobe a alimentação é porque a situação está realmente crítica e preocupante", opina.

Segundo informações do cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), sistematizadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), a Bahia contabilizou um saldo negativo de 1.167 postos de trabalho com carteira assinada em março. Em abril, o saldo negativo foi de 893 postos de trabalho com carteira assinada.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp