Cultura

Aniversário de Salvador será comemorado com festival multicultural

Divulgação
Evento que se estenderá de 24 a 31 de março  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 22/03/2013, às 21h00   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



A vocação de cidade cultural de Salvador será o grande mote para a comemoração dos seus 464 anos, no próximo dia 29 de março de 2013. A capital baiana será tomada por uma série de manifestações artísticas e culturais, formando a programação do Festival da Cidade, evento que se estenderá de 24 a 31 de março. Os quatro cantos da cidade receberão apresentações de música, teatro, dança, além de exposições de arte, performances, eventos esportivos entre outras atrações. Ao todo, estão programados 100 eventos, com a participação de cerca de mil artistas. 
O principal objetivo da Prefeitura de Salvador, através da Salvador Turismo (Saltur) e da Fundação Gregório de Mattos (FGM), órgãos vinculados à Secretaria de Desenvolvimento, Cultura e Turismo (Sedes), é o de transformar o Festival da Cidade num marco do calendário cultural e turístico de Salvador. Além de eventos privados, como peças de teatro, shows e exposições de artes plásticas, o município vai oferecer à população uma série de apresentações de rua e em espaços públicos, gratuitamente. A programação vai se repetir anualmente, sempre no mês de março. Durante os oito dias de festa, baianos e turistas poderão desfrutar do que há de melhor em termos de arte e cultura.

“A força da economia criativa da população de Salvador precisa ser impulsionada e aproveitada para gerar desenvolvimento socioeconômico. Por isso, criamos esse evento, que vai se incorporar ao calendário turístico e cultural da cidade”, afirmou o secretário de Desenvolvimento, Cultura e Turismo, Guilherme Bellintani. A presidente da Saltur, Cláudia Lima, destaca a importância do evento para o setor turístico. “Não podemos viver apenas de Carnaval. Salvador é mais do que isso e o papel do poder público é o de criar inventivos para atrair visitantes”, analisou.

A ideia de fazer uma semana totalmente dedicada à realização de eventos artísticos e culturais, movimentando todas as regiões de Salvador, também enche de entusiasmo o presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro. “Nada mais interessante para mexer com a cabeça da população do que levar a arte para as ruas, de encher o povo de opções de entretenimento, valorizando as várias formas de manifestação cultural. O Festival da Cidade vai reforçar a ideia de que a cultura em Salvador é rica e diversificada”, avaliou.

Programação - O Festival da Cidade compreende grandes eventos, como os concertos da Orquestra Sinfônica da Bahia, dia 24, às 17h, e dia 28, às 20h, ambos no TCA, e o show no Farol da Barra às 20h do dia 31, com Banda Eva e uma série de convidados, e apresentações itinerantes, como o Stand Up Kombi, que leva humor a ruas e praças. Ainda haverá espaço para reforçar programas que já vêm ocorrendo, como o Canto da Praça Chorinho e MPB, na Praça Almeida Couto, em Nazaré, das 10h às 16h de domingo, e o Pôr do Sol em Monte Serrat, com Fred Menendez, também no domingo às 17h.

A valorização da cidade também terá cadeira cativa no festival que comemora os 464 anos da primeira capital brasileira. Duas escolas municipais serão inauguradas pelo prefeito, que também entregará, dia 31, o Monumento de Fundação da Cidade, no Porto da Barra, completamente restaurado. A valorização da cultura nos bairros é uma das metas da prefeitura, que promoverá diariamente a exibição de filmes de autores baianos ou com temática relacionada com a Bahia dentro do projeto Cinema na Praça em áreas públicas dos bairros de Pirajá, Liberdade, Ribeira, Praça Municipal, Boa Vista de Brotas, São Caetano, Bairro Novo e Castelo Branco.


Nota originalmente postada às 10h do dia 19

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp