Cultura

Ancine revoga apoio a filmes com temática gay e negra

José Lucena/Folhapress
Ajuda de custo revogada a filmes condiz com discurso do Presidente  |   Bnews - Divulgação José Lucena/Folhapress

Publicado em 16/09/2019, às 13h35   Redação BNews




Uma ajuda de custo de R$ 4,6 mil para os produtores dos filmes brasileiros “Greta” e “Negrum3”no Festival Internacional de Cinema Queer, na próxima sexta-feira (20), foi revogada pela Ancine para que os dois filmes participem do evento. A decisão de rescindir a concessão do apoio financeiro da agência se deu após três semana da aprovação do projeto. 
A temática dos dois filmes condiz com o discurso explícito do presidente Jair Bolsonaro não gostar de ver nas telas.

A marcha à ré da Ancine no caso destes dois filmes revela que a recente troca de comando na agência — Christian de Castro foi afastado da presidência por força de decisão judicial e Alex Braga assumiu — parece não ter afetado a caminhada da agência para a rota conservadora. 

 O filme “Negrum3” tem este resumo oficial: “Entre melanina e planetas longínquos, Negrum3 propõe um mergulho na caminhada de jovens negros da cidade de São Paulo. Um filme‐ensaio sobre negritude, viadagem e aspirações 
espaciais dos filhos da diáspora”.

“Greta”, estrelado por um dos maiores atores do Brasil, Marco Nanini, foi selecionado para o Festival de Berlim deste ano. No filme, Nanini interpreta um enfermeiro homossexual que é fã ardoroso de Greta Garbo. 

*Com informações do O Globo

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp