Coronavírus

Vitória da Conquista chega a 92% de ocupação em UTI e Solla vai à Justiça para endurecer medidas restritivas

Reprodução/ Facebook/ Prefeitura de Vitória da Conquista
A prefeitura destacou que os leitos da cidade estão sendo impactados por moradores de outras regiões do estado  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Facebook/ Prefeitura de Vitória da Conquista

Publicado em 17/07/2020, às 19h21   Márcia Guimarães


FacebookTwitterWhatsApp

Com a taxa de ocupação dos leitos de UTI em 92%, o município de Vitória da Conquista está com boa parte do comércio funcionando. Segundo dados da prefeitura, até esta sexta-feira (17), 1524 pessoas foram diagnosticadas com coronavírus na cidade e 25 morreram em decorrência da doença.

A alta taxa de ocupação dos leitos de UTI em Conquista motivou o deputado federal Jorge Solla (PT-BA) a entrar na Justiça para que o prefeito Herzem Gusmão (MDB) seja obrigado a revogar os decretos municipais que flexibilizaram o isolamento social.

“A alegação de que a maioria dos pacientes são de fora de Conquista não reduz o grave alerta que este dado nos traz. Uma circulação de pessoas em ambientes fechados como está permitido nesse momento, em Conquista, invariavelmente acarretará em crescimento no número de casos. E toda pessoa que se complicar de agora em diante vai ter muita dificuldade de receber o tratamento adequado, o que pode lhes custar a vida”, frisou Solla.

O caso será analisado pela juíza Márcia da Silva Abreu, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Vitória da Conquista. Na ação, é solicitado que a magistrada determine a suspensão dos efeitos dos Decretos Municipais nº 20.323/2020 e 20.338/2020, que tratam sobre a flexibilização do isolamento social e reabertura gradual do comércio e de templos religiosos. A multa diária sugerida em caso de descumprimento é de R$ 200 mil. 

O governo estadual instalará 20 novos leitos de UTI no Hospital Geral de Vitória da Conquista, a fim de tentar amenizar a situação. “A inauguração dos novos leitos também não reduz a gravidade do fato que o número de casos em Conquista quase dobrou em apenas 15 dias. Se não houver um controle imediato, a situação ficará grave e é o povo de Conquista que pagará essa conta com suas vidas”, acrescentou Solla.

Defesa

A prefeitura de Vitória da Conquista informou que ainda não recebeu oficialmente a ação impetrada por Solla, mas destacou que os leitos de UTI da cidade estão sendo impactados por moradores de outras regiões do estado. 

“A Secretaria Estadual de Saúde tem mandado para cá pacientes até de Minas Gerais. Vamos aguardar a decisão da Justiça, manter o comércio aberto porque temos uma situação confortável em relação à nossa população. Esta tem sido a decisão do prefeito e do Comitê Gestor de Crise”, declarou a secretária de Comunicação de Conquista, Maria Marques. 

Na avaliação dela, o governo estadual tem agido politicamente a fim de impactar os leitos de Vitória da Conquista para levar a cidade ao lockdown (confinamento). 


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp