Coronavírus

Saiba como higienizar objetos para minimizar os riscos de contaminação por coronavírus

Ilustrativa
Infectologista indica solução de hipoclorito, de 0,1% a 0,4%, para limpeza de ambientes  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa

Publicado em 03/04/2020, às 09h17   Aina Kaorner



Mesmo durante a quarentena, inevitavelmente as pessoas terão contato com superfícies e objetos, seja no elevador, no delivery, nas maçanetas de portas ou na ida ao mercado.

O BNews conversou com a médica infectologista Ceuci Nunes, diretora do Instituto Couto Maia, para saber qual a melhor forma de higienizar objetos, minimizando o risco de infecção.

Confira as dicas:

Ida ao mercado
Segundo a médica, evite usar luvas quando for às compras. “A luva não é indicada, pois dá uma falsa sensação de segurança. Ela só funcionaria se você jogasse fora imediatamente após o uso”, ressalta. A melhor opção é usar as mãos e higienizá-las antes de tocar no rosto. “A contaminação ocorre quando o vírus entra em contato com as mucosas, então, evite tocar no rosto e lave as mãos assim que puder”, explica. Ao chegar em casa, deixe as frutas e verduras de molho em uma solução de hipoclorito, de 0,1% a 0,4%. Os produtos industrializados também devem ser limpos por fora com a mesma solução.

Pedido no delivery
Muita gente está optando por pedir comida por aplicativo, mas é preciso estar atento a alguns cuidados antes do consumo. “Faça uma higienização na embalagem com hipoclorito”, ensina a médica. Apesar dos cuidados com a limpeza da embalagem, vale ressaltar que a contaminação pode ocorrer no próprio alimento, durante o preparo, por isso, escolha restaurantes que você confie e que estejam atentos às regras de segurança.

Objetos compartilhados
Higienize as mãos com álcool gel 70%, antes e depois de tocar em objetos comuns, como maçanetas de portas ou botões de elevador. “Muita gente higieniza as mãos depois, mas esquecem de limpar antes. É importante para não contaminar outras pessoas, caso estejam contaminadas”, alertou.

Limpeza da casa
De acordo com Ceuci, detergentes comuns também podem ser usados na limpeza dos lugares. “Esse é um vírus bem fácil de morrer. Ele não tem mais resistência que os outros vírus, portanto, desinfetantes normais podem ser utilizados na limpeza”.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp