Cidades

Bahia: Governo desenvolve sistema que permite acesso de usuários e médicos a atendimentos realizados pelo SUS

Divulgação
O sistema baiano foi apresentado ao Ministério da Saúde e irá auxiliar no desenvolvimento da Rede Nacional de Dados em Saúde  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 16/08/2023, às 19h35   Cadastrada por Letícia Rastelly


FacebookTwitterWhatsApp

Considerada referência nacional em saúde digital, a Bahia está investindo ainda mais para aperfeiçoar a integração dos seus sistemas de informação na saúde.  O Governo do Estado vai investir R$ 13 milhões no desenvolvimento de um sistema que permitirá reunir todas as informações dos atendimentos realizados na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia.

O Governo da Bahia está preparando um sistema que que permitirá reunir todas as informações dos atendimentos realizados na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. Com investimento de R$ 13 milhões, a tecnologia estará disponível para os profissionais de saúde no momento do atendimento do paciente, e, além disso, o próprio cidadão terá acesso ao seu histórico de atendimentos. 

De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), o acesso aos dados poderá ser feito por meio de computador ou celular, desde que esteja, conectados à internet. Na plataforma será possível acessar os procedimentos realizados na rede SUS, incluindo consultas, exames e cirurgias.

Atualmente, todas as unidades da rede de assistência da Sesab, incluindo hospitais, maternidades, centros de referência, policlínicas e unidades de emergência já contam com prontuário eletrônico.

O coordenador geral da CGTICS, Diego Daltro, explica que, em  dois anos, todos os bancos de dados utilizados pela Sesab devem ser integrados à Rede Estadual de Dados em Saúde da Bahia – REDS.

A expectativa é que em dois anos todos os bancos da Sesasb sejam integrados à Rede Estadual de Dados em Saúde da Bahia (REDS). “Uma das grandes vantagens de o governo do estado desenvolver seu próprio sistema é ter acesso ao código fonte, o que permite implementações e atualizações ao longo do tempo, e também a garantia da segurança dos dados, uma vez que as informações estarão armazenadas em bancos de dados do Estado e não passarão por plataformas de empresas privadas”, conta Diego Daltro, coordenador de Gestão de Sistemas de Tecnologia de Informação e Comunicação na Saúde (CGTICS).

Essa plataforma garantirá ao profissional que atender ao cidadão acesso ao histórico, de maneira a auxiliá-lo com um diagnóstico e medidas de cuidado mais rápidos e precisos, bem como apoiar a gestão das unidades ou da Secretaria da Saúde numa rápida tomada de decisão.

Vale destacar que o sistema desenvolvido pelo Governo Baiano foi apresentado ao Ministério da Saúde e irá auxiliar no desenvolvimento da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), que conectará os atores e dados em saúde de todo o país, estabelecendo o conceito de Plataforma Nacional de Inovação, Informação e Serviços Digitais de Saúde.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp