BNews Pet

Raças semelhantes: Saiba como diferenciar cães terriers

Foto Ilustrativa/Pixabay
Especialista ensina diferença entre cães das raças terriers  |   Bnews - Divulgação Foto Ilustrativa/Pixabay
Milena Ribeiro

por Milena Ribeiro

[email protected]

Publicado em 26/09/2023, às 08h00


FacebookTwitterWhatsApp

Algumas raças de cachorro podem ser bastante parecidas e você pode se confundir na hora que se deparar com esses animais. American Bully, Stafordshire Bull Terrier, Bull Terrier, American Staffordshire Terrier e American Pit Bull Terrier são exemplos disso. 

Ao BNews, o médico-veterinário e especialista em comportamento animal, com certificação internacional de manejo de baixo estresse, Rafael Ramos, explicou que o diferencia o comportamento e a aparência dos cães dessas raças terriers.

Aparência física

O American Pit Bull Terrier, ou apenas pit bull, são os mais conhecidos  e por isso, normalmente, as pessoas consideram que as outras raças se encaixam nessa. Geralmente, quem têm esses animais são extremamente encantados pela raça e não poupam elogios ao peludo, porém, não são todos que são grandes admiradores desses pets de grande porte.

Para você saber se o animal que você encontrou é realmente um pit bull ou outra raça, Rafael separou algumas características físicas dos outros animais como, por exemplo o Staffordshire Bull Terrier que, segundo ele, não é alto, mede entre 35 e 40 centímetros, é forte e com músculos marcado, pesando entre 11 a 17 quilos, cabeça curta e larga.

American Pit Bull TerrierFoto Ilustrativa/Pixabay - Pit Bull

Staffordshire bull terrierFoto Ilustrativa/Pexels - Staffordshire Bull Terrier

Já o American Staffordshire Terrier, de 45 a 48 centímetros, geralmente, o macho pesa 25 a 31 quilos. É maior e mais pesado do que o staffordshire bull terrier, que são robustos e musculosos. Rafael ainda comentou sobre o American Bully, que possui um corpo de tamanho médio bastante musculoso, a cabeça de tamanho grande e proporcional com o corpo, com rugas no rosto.

American staffordshire terrierReprodução/Redes sociais/Von Notrean - American Staffordshire Terrier

American BullyFoto Ilustrativa/Pixabay - American Bully

O Bull Terrier talvez seja o mais fácil de distinguir, pois possui um corpo de porte médio e musculoso e a cabeça é sua principal característica, sendo grande e larga.

Bull terrierFoto Ilustrativa/Pixabay- Bull Terrier

Diferença comportamental 

Além das diferenças físicas, esses animais também possuem diferenças comportamentais importantes que se, por exemplo, você pensa em adotar algum desses cães, deve levar em consideração essas características. 

Começando pelo mais popular, Rafael explicou que o Pit Bull foi criado, inicialmente, para atividades de guarda e luta por possuírem uma personalidade muito forte. Porém ele ressaltou que esses pets "são muito carinhos com os tutores e, diferente do que alguns pensam, é um cão que quando bem socializado pode ser uma ótima companhia para crianças". Ele ainda disse que é importante um bom treinamento baseado em estímulos positivos para que esse cachorro não venha apresentar comportamentos agressivos com pessoas e outros animais.

Já o American Bully, que tem como uma das suas maiores características a grande massa muscular, é um cãozinho bastante dócil, com nível de atividade médio, segundo o veterinário, que ressaltou que ele deve ser socializado com outros cães e pessoas desde filhote. 

Staffordshire Bull Terrier pode até assustar com sua cara de bravo, mas de acordo com Rafael Ramos, ele é um ótimo cão de companhia, mas precisa ser socializado desde muito novo para não ter problemas com outros animais. Outra característica desses doguinhos são que eles dificilmente irão apresentar comportamento agressivos contra humanos. 

O Bull Terrier possui bastante energia e precisam de muita atividade para que eles não apresentem problemas. Rafael pontuou que é "muito comum que esses cães apresentem problemas estereotipais quando não tem suas necessidades de enriquecimento ambiental supridas". Contudo, ele ressaltou que é uma raça bem dócil com pessoas e outros animais.

Por fim, o American Staffordshire Terrier também é bastante usado para guarda e proteção e tem uma mordida muito forte. Ele precisa ter uma boa janela de socialização para não ter comportamentos agressivos com outras pessoas e outros animais. Caso o tutor tenha interesse em ter mais de um cão em casa, essa aproximação, segundo Rafael, deve ser feita, preferencialmente, ainda quando filhote. 

Qual deles devo ter em casa? 

Normalmente, o que dita o comportamento do cachorro é a sua criação, então, se você der bastante amor e carinho e souber treiná-lo corretamente, ele, provavelmente, será uma ótima comanhia. Porém, antes de adotar um pet é bom ficar atendo às suas necessidade. 

Se você não tiver muito tempo, por exemplo, a maior opção talves seja o American Bully, pois possivelmente será o que menos vai te exigir tempo para atividades. "Lembrando que isso não quer dizer que não precise de atividades", ressaltou Rafael.

Já o Pit Bull e o Bull Terrier dificilmente seria possível tê-lo se não for para proporcionar bastante atividade, pois isso poderia aumentar consideravelmente o nível de estresse do cão e comportamentos agressivos ou destrutivos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp