BNews Pet

Jornalista relata que foi impedido de voar com cachorro; empresa volta atrás e admite erro

Arquivo Pessoal
Jornalista impedido de voar com cachorro faz denúncia em rede social  |   Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal

Publicado em 25/01/2023, às 12h28   Cadastrado por Milena Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

O jornalista brasileiro, Rafael Capanema, que morava em Madri, na Espanha, relatou em suas redes sociais que foi impedido de voar com seu cachorro, um golden retriever de 10 anos, no último sábado (22), depois que a companhia aérea AirEuropa alegou que estava faltando documentos do animal.

Acontece que Rafael explicou que tais documentos não estão na lista dos que são solicitados pelo Brasil. A confusão fez com que o animal ficasse na cidade espanhola com uma amiga do tutor.

"A AirEuropa impediu o embarque do meu cachorro de Madri pra SP alegando que faltavam dois documentos: o passaporte europeu de animais, que NÃO É ACEITO NO BRASIL, e a avaliação de saúde do veterinário, que FICA RETIDA no Ministério da Agricultura da Espanha durante os trâmites", começou ele.

"Além de as exigências não fazerem sentido, não constam em nenhum lugar do site da AirEuropa. Mostrei pra uma funcionária, que viu, concordou e reconheceu que era estranho mesmo. Perguntei se eu teria que ter adivinhado. Ela não soube me responder", acrescentou.

Rafael lamentou ao G1: "Enquanto isso, ele está na casa de uma amiga que o conhece há um bom tempo. Ele está bem, graças a Deus. Dia 25 de janeiro ele faz 11 anos e não estarei junto. É bem triste tudo isso. Se eu pudesse escolher trazer minha mudança ou só trazer o Romeu, eu o escolheria com certeza. Preferia ele comigo do que minhas coisas".

Jornalista relata que foi impedido de voar com cachorro; empresa volta atrás e admite erro

A empresa que, inicialmente, respondeu o tweet de Rafael da seguinte forma: "Boa tarde, Rafael, para poder viajar com o seu mascote é necessário apresentar o passaporte veterinário com as vacinas. Se não o tiver, deve apresentar um documento de boa saúde do animal, emitido pelo veterinário. Lamentamos a situação e os inconvenientes causados. Cumprimentos".

Depois que o caso viralizou nas redes sociais, a empresa admitiu o erro, pediu desculpas e se comprometeu a arcar com todos os custos do transporte do animal, que tem previsão de chegada ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na manhã desta quarta-feira (25).

"A Air Europa lamenta o erro cometido com um passageiro no processo de identificação e embarque do cachorro Romeu. O pedido de desculpas por parte da companhia foi transmitido pessoalmente ao cliente. Da mesma forma, uma série de medidas foram implementadas para fornecer uma solução correta e rápida para o incidente", em nota, disse a empresa ao G1.

"Após validar que a documentação fornecida pelo passageiro e exigida pelo órgão público competente estava correta, a companhia aérea organizou de forma urgente o transporte do Romeu, no voo que decola hoje (24), de Madrid para São Paulo", acrescentou.

Rafael ficou feliz em ter seu doguinho de volta justamente no dia do aniversário do peludo. "Estou extremamente feliz. Foram quatro dias que passei de muito triste para muito feliz. Realmente eles se desculparam, se comprometeram em colocar ele em um voo até Guarulhos. Ele vai chegar na manhã desta quarta-feira (25), aniversário dele, e vai ter todo um suporte, graças a Deus. Não vejo a hora de vê-lo. Alívio demais", finalizou.

Seu bicho no BNews Pet

Você tem uma história interessante ou engraçada de seu pet? Conte para gente! Envie seu relato por meio de e-mail para [email protected]. Em 'assunto', escreva "Seu bicho no BNews Pet".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp