BNews Pet

Gata muda de forma radical ao crescer e causa confusão na web; assista transformação

Reprodução/Instagram @asbruaquinhas
Gata muda de forma radical e tem pelagem e cor de olhos alterados  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram @asbruaquinhas
Milena Ribeiro

por Milena Ribeiro

[email protected]

Publicado em 31/08/2023, às 09h30



A tutora, Anna Oliveira, resolveu compartilhar a mudança radical na aparência da sua gata de estimação e chamou atenção dos internautas com o vídeo. O post foi feito no dia 17 de agosto, no perfil do Instagram dedicado aos pets da mulher.

A gatinha apareceu, ainda filhote, com pelos brancos arrepiados em meio a pelagem preta, e com olhos azuis. Depois de um tempo, a cor dos olhos já começou a mudar e ficar verde. Com o passar dos dias, a felina já não tinha mais pelagem branca em seu corpo.

Atualmente, a pet tem olhos alaranjados e uma pelagem totalmente uniforme, bastante diferente de quando ainda era um filhote. Para Anna, a mudança foi um “glow up (que significa ter um processo de embelezamento)”.

Nos comentários, os internautas ficaram surpresos. “Primeiro o olho estava azul, depois verde e agora castanho. Algo de errado não está certo”, disse uma usuária da plataforma. “Eu nunca entendi esse lance com os olhos mudar de cor, eu tenho dois e os dois quando era pequeno os olhos eram azul clarinho, mas hoje em dia um é amarelado e o outro é escuro como a noite”, contou a segunda. “A mudança dela é inacreditável”, afirmou a terceira.

Mas, a transformação tem explicação?

Na verdade, a mudança que chocou muita gente, é comum entre os gatos, principalmente quando a transformação é na cor dos olhos desses animais. Isso porque todos os filhotes felinos têm olhos azuis, que são, na verdade, resultado da refração da luz e a falta de pigmentação do órgão.

O normal é que entre os três e os sete meses de vida, os gatos mudem a cor dos olhos. O que interfere na coloração final do olho do felino é a quantidade de melanina a ser produzida, o que depende de um fator genético.

Contudo, alguns animais podem continuar com olhos azuis quando adulto e isso não é, necessariamente, motivo de preocupação. Isso pode acontecer por causa da baixa produção de melanina na íris. Em gatos brancos, por exemplo, essa situação é mais comuns.

Contudo, os tutores devem ficar atentos: se o gato sempre teve a mesma coloração nos olhos e mudou quando adulto, isso pode ser uma questão de saúde. Doenças como catarata, infecções oculares e até mesmo a Vírus da Leucemia Felina (Felv) podem fazer com que a cor dos olhos do gatinho sofra alteração. Caso isso ocorra, é imprescindível que o dono leve o pet sendo ao médico-veterinário.

Sobre a pelagem mais clara em algumas partes do corpo do animal também tem uma explicação. Essa condição se chama “fever coat” e os filhotes que nascem dessa forma devem ter acompanhamento veterinário, embora, normalmente, não tenha a saúde afetada.

Isso acontece, geralmente, quando a mãe desses gatos passa por alguns problemas, como estresse ou febre. Essa característica é temporária e, conforme o felino cresce, acaba sumindo e dando espaço para as cores verdadeiras do animal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp