BNews Pet

Saiba quais os principais cuidados que os tutores devem ter com cães idosos

Valter Cirillo por Pixabay
Dentre os principais cuidados estão boa alimentação e constância nas visitas a médicos-veterinários  |   Bnews - Divulgação Valter Cirillo por Pixabay
Milena Ribeiro

por Milena Ribeiro

[email protected]

Publicado em 29/08/2023, às 13h25



Quem tem animal de estimação sabe que esses bichinhos são como membros da família e, sendo assim, os tutores tendem a cuidar deles para que eles vivam cada vez mais. Resultado disso é que os pets estão vivendo cada vez mais em comparação ao passado.

Um estudo publicado pela Sociedade Brasileira de Geriatria Veterinária (SBGV), apontou que a expectativa de vida de cães de porte grande, por exemplo, passou de sete para 12 anos. O aumento da longevidade desses animais está relacionado com alguns fatores como boa alimentação, constância nas visitas a médicos-veterinários e maior conforto aos pets.

Mas, afinal, como cuidar dos pets idosos?

Uma dieta balanceada é o ideal para toda a vida do animal, mas, quando eles ficam mais velhos, essa recomendação ganha ainda mais força. O ideal é que se diminua as calorias, de forma que o cão não coma mais do que deve e, ao mesmo tempo, se mantenha saciado e nutrido.

Ainda para oferecer um maior bem-estar para o pet idoso, o ideal, segundo especialistas da Petlove é oferecer cuidados de saúde, atividades físicas e mentais regulares e o acompanhamento de um profissional de confiança.

Mudar algumas coisas em casa também pode facilitar a vida do companheiro de quatro patas. Isso significa elevar bebedouros e comedouros, facilitar o acesso aos cômodos da casa, ter rampas e degraus baixos.

E quando seu cão pode ser considerado idoso?

Essa resposta é relativa e depende de alguns fatores. O pet de grande porte pode ser considerado idoso a partir dos cinco anos de idade, já os menos demoram mais para envelhecer. Além disso, essa condição pode depender da raça e de individualidades do príprio animal.

Uma dica que os especialistas costumam dar é observar o animal, que pode dar indícios semelhantes aos humanos, como pelos brancos e grisalhos; afinamento da pele; menos disposição; diminuição da audição e/ ou visão; comprometimento do olfato; problemas articulares; perda muscular; além de mudanças de comportamento em geral.

As principais doenças que se apresentam nesses cães, segundo a Pelove, é osteoartrite, que causa dor e problemas de locomoção; cânceres e tumores; comprometimento renal e cardíaco, além de alterações metabólicas capazes de causar endocrinopatias variadas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp