BNews Pet

Saiba quais tipos de cães tendem a ser mais violentos; veja lista

Pixabay
Estudo foi feito pelo Instituto de Psicologia (IP) da Universidade de São Paulo (USP)  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 24/07/2023, às 06h00   Cadastrado por Maria Clara



Um estudo feito pelo Instituto de Psicologia (IP) da Universidade de São Paulo (USP) concluiu que cães menores tendem a ser mais agressivos do que os cachorros de maior porte. A pesquisa aponta que parte desse comportamento pode ser causado por conta do meio social do animal. 

A pesquisa foi feita a partir da reunião de informações sobre 665 cachorros. Os tutores destes animais responderam questionários online que falavam sobre temas gerais, como características do cãozinho, agressividade, idade e interação do dono com o seu companheiro.

A ausência de agressão era representada pela nota 0. A escala aumentava até cinco e nela, tinha comportamentos como latir, rosnar, abocanhar o ar ou morder a pessoa. 

“O estudo é um tijolinho compondo a construção de um pensamento científico que defende que o comportamento do cão, e também de qualquer outro organismo, emerge da interação entre o indivíduo e o ambiente social e físico: não está programado, embora esteja restrito justamente por estes aspectos físicos e sociais”, disse Briseida Dogo de Resende, professora do IP e autora do artigo.

Estudo e seus objetivos

A princípio, os pesquisadores queriam que a pesquisa fosse respondida também presencialmente, para evitar uma certa subjetividade dos tutores na hora de responder. No entanto, a pandemia acabou frustrando esses planos. 

Flavio Ayrosa, pesquisador do Departamento de Psicologia Experimental do IP e autor principal da pesquisa explicou que esses testes presenciais poderiam ocasionar em uma situação estressante, e isso também poderia influenciar nos resultados. "Com o nosso questionário, nós quisemos deixar a situação mais naturalista possível, então, a pessoa vai responder sobre o seu cachorro no dia a dia".

Cães com focinhos achatados 

O estudo também apontou que cachorroros que possuem o focinho mais achatado, como pug, shih-tzu e buldogue francês, tem a tendência de serem mais agressivos. Para essa conclusão, foi considerado que o "nariz" dessas raças incomodam menos ao latir e rosnar, logo, esses pets não são treinados para não agirem assim.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp