BNews Agro

Maior comunidade alimentar do mundo expande programa de aceleração para startups brasileiras; entenda

Divulgação / NewJadsada
Pela primeira vez, o programa sai dos países da União Europeia e tem o Brasil como destino.  |   Bnews - Divulgação Divulgação / NewJadsada

Publicado em 29/11/2023, às 08h11   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

De forma inédita, a maior comunidade de inovação alimentar do mundo, o EIT Food, expande seu programa voltado a startups de tecnologia agroalimentar para além dos países-membros da União Europeia. A ação é inédita.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

O novo FAN Hub tem como destino o Brasil, e será operado pelo FoodTech HUB Latam, ecossistema de inovação sediado em Campinas (SP) com atuação em toda a América Latina.

Bioprocessamento de alimentos, próxima geração de soluções de origem vegetal e embalagens sustentáveis são os focos principais desta parceria, que tem inscrições abertas até dezembro para startups dedicadas à criação de sistemas alimentares mais saudáveis e sustentáveis.

O EIT Food é apoiado pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), órgão independente da União Europeia, e investe em projetos, organizações e profissionais empenhados em construir sistemas alimentares adequados ao futuro.

O programa Eit Food Accelerator Network contribui para que startups de tecnologia agroalimentar aprimorem soluções, acelerem seu desenvolvimento e alcancem uma reputação de excelência no mercado.

Atualmente, ele é ministrado em centros de inovação localizados em Helsinque (Finlândia), Munique (Alemanha), Paris (França), Bilbao (Espanha) e Haifa (Israel).

“O EIT Food está empenhado em alcançar um impacto global com a criação de um sistema alimentar mais saudável e sustentável para todos”, afirma Benoit Buntinx, diretor de Criação de Negócios da empresa.

“O Brasil desempenha um papel fundamental e único no abastecimento alimentar mundial, e é por isso que temos o prazer de anunciar nossa primeira expansão na região LATAM, que nos permitirá trazer startups de tecnologia agroalimentar mais inovadoras para a rede e fornecer a orientação e as conexões necessárias para ajudá-las a acelerar. Estamos entusiasmados em colaborar com o projeto para nos auxiliar nestes propósitos”, completa.

As startups selecionadas para participar do programa devem desenvolver soluções inovadoras alinhadas às três missões do EIT Food: “Vidas mais saudáveis através dos alimentos”, “Um sistema alimentar Net-Zero” e “Um sistema alimentar totalmente transparente, resiliente e justo”. 

“Estou emocionado com o anúncio da colaboração com a iniciativa”, destaca Paulo Silveira, fundador e CEO do FoodTech HUB Latam. Ele reassalta que o acordo entre EIT Food e FoodTech HUB Latam favorece o acesso às micro, pequenas e médias empresas europeias para que cheguem ao mercado latino-americano, e às empresas latino-americanas para se conectarem com o mercado europeu. É uma parceria ganha-ganha.

As startups de tecnologia agroalimentar interessadas em participar do  programa têm até dezembro deste ano para se inscrever. Informações em: eitfood.eu/entrepreneurship.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp