BNews Agro

Comissão de Agricultura da ALBA debate produção de mandioca

Reprodução
O debate contou com a participação de produtores rurais  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 12/09/2023, às 18h27   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

Uma audiência pública para debater a baixa produção e importação de mandioca foi realizado nesta terça-feira (12) pela Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). O encontro contou com a participação de produtores rurais, representantes de entidades da agricultura familiar e especialistas na produção de mandioca, além de deputados.

Na audiência, proposto pela deputada estadual Claudia Oliveira (PSD), foram apresentados dados sobre no estado e no país, além dos gargalos que hoje impedem o desenvolvimento da mandiocultura na Bahia, que é o sexto estado em produção, mas o último em produtividade, segundo a Sociedade Brasileira de Mandioca (SBM).

Foram aprovados cinco encaminhamentos: a reativação da Câmara Setorial da Mandioca, o fortalecimento da biofábrica para a produção de mudas, a implantação de maniveiros âncoras, a política de incentivo e valorização da mandioca e a aliança institucional para incentivar e valorizar a mandioca, envolvendo diversas entidades.

Os especialistas no tema destacaram que o Brasil, na década de 1970, produzia 29 milhões de toneladas, número que caiu para 18 milhões em 2021. O país é o sexto maior em produção do mundo, mas apenas o 29º em produtividade. Na Bahia, dos 417 municípios, 392 produzem mandioca.

De acordo com a presidente da Sociedade Brasileira de Mandioca, agrônoma Jeilly Viviane, há hoje uma gama de oportunidades para se trabalhar com a mandioca, para além da produção de farinha e fécula. Existem produtos como cerveja e vinho de mandioca e madeira sustentável a partir da raspa. Ela manifestou preocupação com a queda da produção nos últimos anos.

“A gente vem caindo tanto do ponto de vista de área plantada quanto de produção. Saímos de 29 milhões de toneladas em 1970 para 18 milhões em 2021. A mandioca continua ainda como o sexto em valor de produção e o oitavo produto agrícola do país, sendo que os outros sete não são brasileiros. Ela movimenta na Bahia mais de R$ 500 milhões. A gente tem condição de aumentar muito mais com a mesma área plantada, aumentando produtividade a gente consegue praticamente quadruplicar esse valor”, afirmou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp