Entretenimento

Diretora de escola de TV fala da abertura do mercado para atores baianos

Publicado em 26/06/2016, às 00h00   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

A presença de baianos nas novelas, minisséries, entre outras produções das maiores emissoras de TV brasileira, Rede Record e Rede Globo é cada vez mais perceptível. A Bahia parece ter conquistado seu espaço no eixo Rio-São Paulo. O Bocão News convidou a diretora e professora de TV da CAP Escola de TV e Cinema da Bahia, Rada Resedá, para analisar esse quadro e falar das dificuldades para atores baianos se consolidarem no mercado do nacional.
Além de ensinar e dirigir, a CAP Escola de TV, que agencia atores e faz direcionamento de carreira, completa 20 anos de atuação na Bahia. Segundo Rada, 35 agenciados da CAP trabalharam na produção da minissérie “O Canto da Sereia”, da Rede Globo. Além deles, outros atores atuam na novela "Os Dez Mandamentos", da Record, a exemplo de Fernando Sampaio, que faz o “Garrije”, ex-agenciado da CAP.
Segundo Rada, na Globo, atores da CAP também conseguiram seguir em frente, a exemplo dos que estão na novela "O Velho Chico" e o ator Val Perré na novela "Além do Tempo". 
Para Rada Rezedá, entre os principais requisitos para que o ator se consolide no cenário do sudeste estão a prontidão e a persistência. “É preciso prontidão e persistência. Eu acho que baiano persiste pouco, nós temos muitos agenciados que começam e com um mês, dois meses, a coisa não acontece e desistem”, afirma.
Uma história da Bahia que está dando certo
Entre os atores que persistiram, está o baiano Bráulio Motta, que mora há seis anos no Rio de Janeiro e acumula no seu currículo várias participações em novelas da Rede Globo, Rede Record e Multishow, além de diversas campanhas publicitárias. Recentemente ele deu vida a um enfermeiro na recente temporada de "Malhação". Também participou da nova fase de "Os Dez Mandamentos" e fará o papel de um repórter na nova novela das nove da Globo, “A Lei do Amor”, que estreia no segundo semestre. 
Para Bráulio, além do empenho, estudo e técnica, a disciplina é fundamental para o ator. “Independente de baianos ou de qualquer região do nosso país, o ator deve prezar pela disciplina no cumprimento de horários e compromissos profissionais, acho que esse é um dos grandes ingredientes para nos manter no mercado, principalmente aqui no eixo Rio-São Paulo”, comenta. 
Durante a entrevista, Rada sugere a Record que faça mais produções dentro da Bahia e propõe que emissora analise seus roteiros com história regionais. Assista a entrevista:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags