BNews Turismo

Turismo na Serra Gaúcha deve ter prejuízo milionário após chuvas no RS

Reprodução/Redes sociais
Baixa no setor é prevista para os próximos meses ao longo do ano  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes sociais

Publicado em 18/05/2024, às 12h54   Redação



Principal destino turístico no Rio Grande do Sul, a Serra Gaúcha deve ter perda estimada em meio bilhão no turismo, até julho, em decorrência das chuvas que atingiram o estado. De acordo com estimativas, a baixa no setor é prevista para os próximos meses ao longo do ano.

O presidente do Sindicato do Turismo da Serra Gaúcha, Cláudio Souza, para o O GLOBO, afirma que as melhorias no setor são esperadas com a reabertura do “aeroporto de Porto Alegre e a recuperação da malha rodoviária”.

Em municípios como Gramado, onde o turismo corresponde a 86% da economia, a taxa de ocupação atual é de 12%. De acordo com o presidente do sindicato, a porcentagem está “muito abaixo dos 60%” que costuma ser registrado na região.

Donos de vinícolas chegaram a apontar que a queda no turismo, em meio às chuvas e enchentes, chegou a ser de 100%. Segundo a Secretaria de Logística e Transporte do Rio Grande do Sul, as principais rotas para as regiões turísticas de Gramado, Bento Gonçalves e Barão, não estão bloqueadas, mas há risco de deslizamentos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp