BNews Turismo

Salão do Turismo: Setur cria nova instância de gestão para o setor

Gilberto Júnior
Câmara técnica para secretários do turismo  |   Bnews - Divulgação Gilberto Júnior

Publicado em 13/04/2013, às 14h24   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



O secretário estadual de Turismo, Domingos Leonelli, anunciou, nesta sexta-feira (12) a criação da Câmara Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo e o curso de Gestão voltado para os dirigentes da área, em parceria com o Ministério do Turismo. O secretário aproveitou para fazer uma avaliação parcial do II Salão Baiano de Turismo. Segundo ele, os dois primeiros dias estão dando bons resultados, e mais organizado que o evento no ano passado.

“Na Câmara Estadual do Turismo os secretários municipais vão poder discutir as soluções para problemas específicos da sua cidade e região. Isto vai nos possibilitar ter um conhecimento maior da realidade de cada um e, a eles, buscar soluções mais direcionadas”, disse Leonelli. A Secretaria Estadual de Turismo (Setur) já formulou a minuta da lei que vai instituir a Câmara como uma instância da Política Estadual de Turismo. Após o anúncio, o secretário Domingos Leonelli solicitou que cada uma das 13 zonas turísticas do estado indicasse dois representantes para integrar a comissão que vai ajudar na criação do regimento interno e estatuto da Câmara.

Os gestores municipais apoiaram a iniciativa. “A Câmara é muito importante para nós como municípios, pois as questões relacionadas a gestão serão mais facilmente expostas e resolvidas em um espaço de semelhantes já que o Conselho Estadual de Turismo reúne, além do setor público, o privado que tem propostas e demandas diferentes da nossa”,analisou o secretário de Turismo, Cultura e Esporte do município de Andaraí, Cezar Romero.

Para Thaís Gavazza, titular da pasta no município de Una, a Câmara vai aproximar ainda mais os municípios da Setur e do governo estadual. “Além disso, a capacitação vai aumentar a qualidade dos pleitos e isso se reverte em benefícios para o turismo e a população”, destacou. Para Marismario Fonseca, Secretário de Esporte, Cultura e Turismo de Casa Nova, a Câmara será um instrumento eficiente por dar voz aos municípios. “Já a qualificação será indispensável principlamente para os municípios que estão começando a explorar o seu potencial turístico”, disse ele que tem em sua cidade as dunas do São Francisco e a vinícola Miolo, que se tornou um destino para os amantes do vinho e da enologia.

O objetivo da Câmara é estruturar e qualificar a gestão municipal do turismo, por meio do fortalecimento institucional dos municípios e regiões. De acordo com o diretor de Serviços Turísticos da Setur, Júlio Delgado, a Câmara se constitui em mais um instrumento de diálogo sobre as políticas públicas do turismo no que se refere a infraestrutura, qualificação e serviços. “A Setur está dando uma grande oportunidade para os gestores ao criar esta instância de governança reafirmando que o turismo acontece nos municípios”, afirmou Delgado.

Fórum Itinerante

Uma das inciativas para ampliar o diálogo com os municípios criadas pela Setur é o Fórum de Turismo Itinerante. A primeira edição vai acontecer em 20 de maio na Costa das Baleias. O município que vai sediar o fórum ainda vai ser escolhido pelos representantes das zonas turísticas. O fórum vai acontecer a cada quatro meses sempre sediado em uma zona tur´sitica diferente.

Reunião

O encontro com os secretários e dirigentes municipais do turismo se tornou um grande debate de ideias e repetiu o mesmo resultado do ano passado trazendo pronuciamentos colaborativos para o setor. Leonelli aproveitou o momento para parabenizar cada um dos presentes pelo esforço em prol dos municípios. “Um evento como este só acontece com essa qualidade porque vocês estão presentes e participando”, destacou ele que aproveitou para parabenizar também as equipes da Setur e Bahiatursa.

O secretário aproveitou, também, para fazer uma troca de experiência com os gestores e afirmou que a qualificação é o caminho mais acertado para o desenvolvimento do turismo no estado. “Por isso a Setur investiu desde 2007 mais de R$ 5 milhões em capacitação.” Nos últimos sesi anos 13 mil profissuionais foram qualificados e até 2015 a expectativa é que se chegue a 20 mil.


Matéria publicada dia 13 de abril, às 8h42

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp