BNews Turismo

Salão do Turismo: secretário municipal critica modelo do metrô

Setur
Modelo elevado foi criticado por Bellintani  |   Bnews - Divulgação Setur

Publicado em 13/04/2013, às 09h29   Juliana Costa (Twitter: @julianafrcosta)



O secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellitani, participou na tarde desta sexta-feira (12) da mesa de discussão Salvador, Destino Turístico da Bahia. Com ele, a coordenadora da Câmara técnica da Baía de Todos os Santos, Cristina Baumgarten, e Ronald Lobato, da Ufba. Bellitani explicou que a prefeitura tem investido em quatro tipos de turismo: o náutico, religioso, esportivo e LGBT.

Questionado sobre as ações de turismo para a região do Subúrbio Ferroviário, o secretário garantiu que intervenções para reestruturação da orla, com investimentos diretos da prefeitura serão realizadas em oito pontos da localidade, dentre eles, a Plataforma, a Península Itapagipana, e Tubarão.

Turismo nas favelas também foi discutido. A visitação aos bairros da periferia de Salvador, a exemplo da experiência no Rio de Janeiro como forma de interação com a comunidade, Bellitani discorda com a ação. “Isso é um falso turismo, e eu não vou estimular isso aqui. Levar turistas em vans blindadas para visitar as comunidades da nossa cidade numa experiência de simba-safari, isso eu não irei fazer. Aquele turista que necessita desse tipo de experiência não precisa que seja dessa forma”, criticou. O secretário citou a experiência baiana realizada no bairro do Candeal, como um exemplo a ser seguido em outras localidades.

O metrô de Salvador também gerou polêmica no debate. Bellitani garantiu que a capital não terá o transporte de trilhos até a Copa do Mundo e criticou o modelo escolhido anteriormente: “metrô aéreo”. “É impossível colocarmos o metrô para andar em um ano e meio, além do mais não entendo por que escolheram o modelo mais complicado de se fazer. Ou melhor, todos nós sabemos!”, brincou, referindo-se a linha 1, que passa pela avenida Bonocô. 

Acompanharam a apresentação, o secretário de Turismo do Estado, Domingos Leonelli, secretários municipais e vereadores do interior do estado, bem como estudantes de turismo de universidades da capital.

Nota originalmente publicada às 18h58 do dia 12/04


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp