Serviços

Após denúncia do BNews, Detran-BA resolve fazer mutirão para desafogar perícias médicas

Reprodução / Jornal da Metrópole
Foram 140 atendimentos no último sábado (11)  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Jornal da Metrópole

Publicado em 13/11/2017, às 15h46   Redação BNews



A longa espera por perícia médica no Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) pode ser amenizada por um mutirão realizado pelo órgão no último sábado (11), em Salvador. Conforme noticiou o BNews na semana passada, deficientes físicos que necessitavam fazer perícia médica junto ao órgão para conseguir a isenção de impostos na compra de um veículo, sofriam com a longa espera. A demora chega há quatro meses.

O Detran-BA admitiu o erro e com a iniciativa registrou 140 atendimentos previamente agendados. Segundo o diretor-geral, Lúcio Gomes, a medida foi necessária para compensar a redução no quadro de médicos da autarquia. "Temos um quadro muito antigo. Mais de 50% dos médicos se aposentaram. Como consequência, há uma demanda reprimida na perícia. Por isso, decidimos pelo mutirão, que vai continuar em Salvador e no interior, enquanto estudamos um modelo de credenciamento para clínicas particulares prestarem o serviço".

Quem deseja obter ou renovar a carteira de habilitação para dirigir veículo adaptado deve comprar o Registro Nacional de Habilitação (Renach), passar por uma clínica credenciada ao Detran e se dirigir ao órgão para a perícia na Junta Médica Especial.

A lei prevê a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os portadores de deficiência, na compra de automóveis. O benefício deve ser solicitado à Receita Federal, mediante a apresentação de dois laudos fornecidos por médicos credenciados ao SUS. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp