Saúde

Ministério alerta para a imunização contra febre amarela antes do verão

Agência Brasil
A doença tem alta letalidade, em torno de 40%  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 12/11/2018, às 16h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério da Saúde emitiu, nesta segunda-feira (12), um alerta para que populações que moram em áreas onde há recomendação da vacina contra a febre amarela. Com a proximidade do verão, elas precisam tomar a dose de forma antecipada, antes do período de maior transmissão da doença (entre dezembro e março).

“A doença tem alta letalidade, em torno de 40%, o que torna a situação mais grave”, afirmou o ministério, em nota. O alerta tem como objetivo evitar correria e longas filas em busca da imunização. A cobertura vacinal para a febre amarela deve ser de, no mínimo, 95% da população.

Áreas recém-afetadas pelo vírus e de grande contingente populacional, como as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e de São Paulo, estão com um número elevado de pessoas não imunizadas e em risco de adoecer. Somente neste ano, no Calendário Nacional de Vacinação, foram enviadas 30 milhões de doses para todo o país. “Apesar dessa disponibilidade, há uma baixa procura da população pela vacinação. As pessoas devem tomar a dose pelo menos dez dias antes do deslocamento para as áreas recomendadas”, destacou o ministério.

A vacinação contra febre amarela inclui pessoas a partir dos 9 meses de vida e que não tenham comprovação de vacinação. Respaldada em estudos que asseguram proteção por toda a vida, o Brasil adota a dose única da vacina, desde abril de 2017, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp