Saúde

Postos da Sesab para testagem de IST realizam mais de 2 mil exames no primeiro dia de funcionamento

Leonardo Rattes / Saúde GovBA
Nos postos também, existe um trabalho com distribuição de material informativo e preservativos masculinos e femininos  |   Bnews - Divulgação Leonardo Rattes / Saúde GovBA

Publicado em 23/06/2023, às 13h56   Redação Bnews



Em seu primeiro dia de funcionamento, os sete postos de testagem de infecções sexualmente transmissíveis (IST) que foram montados pela Secretaria da Saúde do Estado  (Sesab) para o período de São João, realizaram 2.064 exames. Os testes rápidos são para detecção de HIV, Sífilis, hepatite C e hepatite B. Do total, dois foram positivos para HIV e 27 para sífilis. As unidades estão  em Amargosa, Cachoeira, Irecê, Salvador, Santo Antônio de Jesus e Senhor do Bonfim.

Nos postos também estão sendo feitos um trabalho educativo com distribuição de material informativo e preservativos masculinos e femininos.  Já foram entregues 182.190 unidades, sendo que 150 mil delas, nas ações nos municípios e 32.190 nos postos de testagem.

Segundo a coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Sesab, Eleuzina Falcão, todas as pessoas que tiveram testes positivos foram orientadas e já saíram com encaminhamento para início do tratamento. 

“É preciso assegurar para as pessoas que, em caso de resultado positivo, elas terão essa assistência. Então, os positivados já saem daqui com o encaminhamento para serem atendidos por uma equipe multiprofissional e com todo o direcionamento necessário”, disse

A Sesab montou também em Salvador dois módulos de saúde para assistência, um no Pelourinho e outro no Parque de Exposições. Nos dois, foram realizados 69 atendimentos, dos quais 67 foram resolvidos no próprio local.

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destacou: “O Governo do Estado montou uma estrutura para que o São João na Bahia tenha o destaque que merece ter. Na área da saúde, estamos preparados para atender as eventuais ocorrências. Além das unidades de testagem e de assistência nos locais das festas, reforçamos o atendimento nos hospitais que são referências para o atendimento a queimados”, afirmou. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp