Salvador

VÍDEO: Moradores denunciam coleta de lixo insuficiente em bairro de Salvador

Reprodução/Vídeo
Ao BNews, os moradores mencionam que a podridão continua no local mesmo com a coleta  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Vídeo

Publicado em 24/04/2024, às 10h23 - Atualizado às 12h05   Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

Residir perto de caixa coletora de lixo é uma tarefa que requer paciência, principalmente quando a coleta não consegue retirar toda a demanda. É o que alegam moradores da Rua Antônio Costa, no bairro de Paripe, em Salvador. Vídeos enviados por eles ao BNews mostram a sujeira presente na localidade.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Em um dos vídeos, é possível ver o momento em que um caminhão de lixo chega ao local e retira os resíduos da caixa coletora. Porém grande parte do lixo presente ao redor do compartimento permanece no local.

“A demanda do lixo é muito grande e a caixa é pequena. O crro vem  pegar o que tem na caixa, mas deixa o que tem no chão aqui jogado. Alguns moradores inclusivem têm que jogar o lixo no chão, pois a caixa só anda cheia e, nos momentos que está vazia, não tem como passar para jogar dentro da caixa, porque fica muito lixo e entulho no chão ao redor”, cobra uma das moradoras.

Assista:

O BNews procurou a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (LIMPURB) para saber se há projeção de limpeza. A empresa esclareceu que o caminhão exposto no vídeo recolhe apenas resíduos domiciliares. Mas, ainda assim, uma máquina retroescavadeira e caçamba realizarão uma limpeza ainda nesta quarta-feira (24).

"Para remover materiais inservíveis, mato e entulho, descartados de forma irregular no local é necessário auxílio de comboio – máquina retroescavadeira e caçamba- que já está no roteiro e seguirá para realizar a limpeza da área nesta quarta-feira (24)", detalhou.

Além disso, a LIMPURB disse que um jardim comunitário já foi instalado para evitar que a área seja utilizada de forma irregular. "No entanto, alguns ainda insistem em dispor todo tipo de material de forma indevida. A Limpurb pede que a população colabore e mantenha a cidade limpa", acrescentou.

A empresa reforçou também que os resíduos domiciliares são coletados todos os dias no turno diurno e destacou o Decreto Municipal n° 25.595/2014, que proíbe lançar, depositar, permitir ou propiciar a deposição de resíduos sólidos, bens inservíveis, resíduos da construção civil e resíduos de poda em terrenos baldios, logradouros públicos, rios, lagos, lagoas, riachos, canais, córregos ou às suas margens, ou ainda em qualquer outro local não permitido pelo poder público.

Assista ao Se7e da Matina dessa quarta-feira (24):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp