Salvador
Publicado em 23/04/2024, às 07h11 - Atualizado às 07h11 Cadastrado por Marco Dias
A Companhia de Transportes da Bahia (CTB) decidirá nesta terça-feira (23), as empresas que ficarão responsáveis pelas obras dos três lotes que compreendem o VLT de Salvador. A informação consta no Diário Oficial do Estado (DOE), publicado na última sexta-feira (19).
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A licitação foi realizada na modalidade "técnico e preço", onde a vencedora é a empresa que obtém a maior média ponderada entre as notas da proposta técnica e do preço. As empresas vencedoras ainda precisam ter seus contratos assinados, o que deve acontecer até junho. O início das obras está previsto para julho de 2024.
As sete propostas de preço enviadas pelas empresas interessadas em gerir o empreendimento e o resultado das propostas técnicas elaboradas por elas e analisadas pela CTB foram divulgados durante uma reunião entre a Companhia e as construtoras na última quarta-feira (17).
Empresas e valores
Lote 01 (Calçada - Ilha de São João):
Expresso Mobilidade Salvador (Álya Construtora, Metro Engenharia e MPE Engenharia): R$ 1,41 bilhão
Mendes Júnior Trading e Engenharia: R$ 1,43 bilhão
Preço estipulado pelo Governo do Estado: previsão de R$ 1,5 bilhão
Lote 02 (Paripe - Águas Claras):
Mendes Júnior Trading e Engenharia: R$ 1,91 bilhão
Consórcio OECI/FBS/SMF (Novonor, FBS Construção Civil e SMF Serviços Metroferroviários): R$ 1,31 bilhão
Consórcio CETENCO Engenharia S.A. (AGIS Construção S.A. e CONSBEM Construções e Comércio Ltda.): R$ 1,08 bilhão
Preço estipulado pelo Governo do Estado: previsão de R$ 1,25 bilhão
Lote 03 (Águas Claras - Piatã):
AG Construções e Serviços (Andrade Gutierrez): R$ 879 milhões
Consórcio Mota Engil/Obrascon Huarte Lain/MEIR: R$ 791 milhões
Preço estipulado pelo Governo do Estado: previsão de R$ 880 milhões
O VLT de Salvador é um projeto que se arrasta há anos. O contrato original com o consórcio Skyrail Bahia foi rescindido em outubro de 2023, após divergências sobre o valor das obras. Uma nova licitação foi aberta em dezembro do mesmo ano. O governo da Bahia espera que o VLT esteja em operação até 2028. O custo total do projeto está estimado em R$ 3,6 bilhões.
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