Salvador

7 de setembro: Governos Estadual e Municipal participam de Desfile Cívico

Reprodução/ Youtube
O tradicional desfile, encabeçado pela 6ª Região Militar, está mantido na Avenida 7 de Setembro, com a concentração das tropas, escolas e entidades civis, a partir das 06h  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Youtube

Publicado em 07/09/2022, às 06h50   Redação BNews



Após dois anos sem realizar o desfile da Independência do Brasil, por causa da Covid-19, Salvador retomará os festejos nesta quarta-feira (07). O evento marca os 200 anos da data histórica e a retomada das comemorações alusivas ao 7 setembro pelos Governos Estadual e Municipal, Forças Armadas, Forças Auxiliares e entidades civis da sociedade Soteropolitana.

O tradicional desfile, encabeçado pela 6ª Região Militar, está mantido na Avenida 7 de Setembro, com a concentração das tropas, escolas e entidades civis, a partir das 06h, no Corredor da Vitória, Rua da Graça e Ladeira da Barra. Dentre as principais atividades estão a revista à tropa, que será realizada às 07:45h e o hasteamento do Pavilhão Nacional às 08:45h- este último conta com a participação do prefeito de Salvador, Bruno Reis, e também do Governador do Estado, Rui Costa.

O Desfile Cívico Militar, no trecho compreendido entre a Praça 2 de Julho e a Praça Castro Alves, tem início previsto para 09:00h, na seguinte sequência inicialmente: Comandante da Tropa, Estado-Maior Conjunto, Bandeiras Históricas, tropas da Marinha, Exército, Força Aérea, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Guarda Civil Municipal. Após a passagem dessas tropas a pé, virá o desfile motorizado com viaturas e/ou motocicletas da Marinha, Exército, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Guarda Civil Municipal. Em seguida, virão as entidades civis e as escolas estaduais e municipais, e, fechando o desfile, virá o Esquadrão de Polícia Montada. Ao todo serão mais de 6.700 militares e civis desfilando, na capital baiana, nesses 200 anos da Independência do Brasil.

A Secretaria Municipal da Educação (Smed) levará 580 alunos de oito fanfarras de escolas da rede e a ala de judô da Escola Municipal Fazenda Grande II. Os grupos são as bandas marciais de São Cristóvão (Bamsc), da Escola Municipal Barbosa Romeo, do bairro de São Cristóvão, e de Pirajá (Masp Show), da Escola Municipal Alexandrina Santos Pita; além das fanfarras da Escola Municipal Helena Magalhães (Fahema), do bairro de Boa Vista de São Caetano; da Escola Municipal Teodoro Sampaio (Fantesa), de Santa Cruz; da Escola Municipal Fazenda Coutos (Fanmuf); da Escola Municipal da Palestina (Famup); e da Escola Municipal Manoel Henrique da Silva Barradas (Famasba), de Ilha Amarela.

Já a Guarda Civil Municipal (GCM) também participará dos desfiles com a presença de 355 agentes. Desse total 70 são do Patrulhamento Preventivo Motorizado; 40 são do Grupo de Rondas da Capital (Rondac); 15 são do Grupamento de Operações com Cães (GOC); 50 são agentes do Grupo de Apoio ao Turista (GAT); 40 do Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa); e 55 são do Grupamento de Operações Especiais (GOE). Os agentes participantes serão ordenados pela Banda de Música da GCM, composta por 20 agentes.

Além disso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também estará com efetivo participando dos desfiles. Cerca de 300 profissionais do Samu estarão presentes na programação. O órgão terá três ambulâncias no desfile, sendo uma de suporte avançado e duas de suporte básico, além de seis motolâncias e veículos de intervenções rápidas (VIR). Para garantir atendimento e suporte a população, o órgão de saúde contará, nas mediações do desfile, com duas ambulâncias de suporte básico.

Já a PM vai abrir seu desfile com os ex-alunos dos Colégios da Polícia Militar (CPM), seguidos dos alunos, da Coordenação de Interatividade dos Veteranos (Cive), da Banda de Música da PM Maestro Wanderley, do Grupamento do Comando, Guarda-Bandeira e Academia de Polícia Militar (APM).

Na sequência, representando a tropa especializada, desfilam o Batalhão de Guarda (BG), Batalhão de Choque, Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão Especializado no Policiamento em Eventos (Bepe) e de Polícia Turística (Beptur), a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe), Polo Industrial e do Grupamento Aéreo (Graer) que realizará sobrevoo. Fecham o desfile as Companhias Independentes de Policiamento Tático (CIPTs) da capital e interior.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp