Salvador

Pandemia faz cemitérios de Salvador reforçarem restrições no Dia de Finados

Reprodução/ Prefeitura de Salvador
As unidades municipais não terão programação especial  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Prefeitura de Salvador

Publicado em 01/11/2020, às 20h18   Redação BNews



Os cemitérios municipais terão medidas restritivas reforçadas para evitar aglomerações e a proliferação do coronavírus nesta segunda-feira (2), quando é celebrado o Dia de Finados. Por causa da pandemia, os cemitérios municipais não terão programação especial.

A Secretaria de Ordem Pública de Salvador (Semop) determinou que os cuidados sejam intensificados, seguindo os protocolos dos órgãos de saúde. O funcionamento para o público começa às 8h e segue até o último horário agendado.

O uso de máscara e a manutenção do distanciamento social são obrigatórios. No caso de morte por coronavírus, não é permitido velório e a urna funerária é levada diretamente para a sepultura.

Já para os óbitos em decorrência de outras doenças, a recomendação da Semop é que o número de familiares nos sepultamentos seja limitado a 10 pessoas. Devem ser excluídos indivíduos acima de 60 anos e abaixo de 12 anos, além de portadores de doenças respiratórios de qualquer idade. Além disso, o caixão deverá ficar fechado durante todo o velório, com duração máxima de 10 minutos.

Para agendar os sepultamentos em um dos dez cemitérios municipais, é necessário ligar para: (71) 3322-1037 e (71) 3202-5429. As unidades ficam em Brotas, Itapuã, Pirajá, Plataforma, Periperi, Paripe e quatro deles localizados nas ilhas de Bom Jesus, Maré, Paramana e Ponta de Nossa Senhora.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp