Salvador

Hackers atacam página do Ministério do Esporte

Imagem Hackers atacam página do Ministério do Esporte
A Receita Federal e o IBGE também sofreram ataque dos hackers   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 24/06/2011, às 10h02   Redação Bocão News



A página do Ministério do Esporte sofreu nesta quinta-feira (23) um ataque de hackers. Segundo a assessoria do órgão, o ataque foi periférico e não alterou o sistema central da página nem a parte de dados. Mesmo assim, o ministério optou por tirar o site do ar para uma varredura que até o início desta noite ainda não havia sido concluída. Só após essa varredura será possível fazer um diagnóstico mais detalhado do ataque.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou na manhã desta sesta-feira (24), por meio de sua assessoria de imprensa, que o ataque sofrido por hackers esta madrugada atingiu somente a  homepage do instituto, www.ibge.gov.br, e não o banco de dados da instituição, disponível pela internet, que está intacto.

Técnicos do instituto trabalham para corrigir o problema, que deixou o site da instituição fora do ar. O IBGE informou ainda que divulgará uma nota oficial sobre o ocorrido, ainda hoje.
Outros ataques - Na madrugada de quarta (22) os portais da Presidência da República, do governo brasileiro e da Receita Federal também foram atacados e retirados do ar por hackers. Segundo o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) – empresa pública que presta serviços de tecnologia da informação para os órgãos do governo – os ataques foram feitos com cerca de 2 bilhões de acessos às páginas.
Os hackers fazem acessos de computadores e provedores espalhados no mundo todo, provocando a queda da página ou a operação com lentidão. No site da Receita Federal, foram registrados cerca de 300 mil acessos simultâneos – volume que normalmente leva uma hora para ser registrado durante a entrega de declarações do Imposto de Renda.
Sobre os ataques de ontem, o diretor superintendente do Serpro, Gilberto Paganotto, afirmou que as tentativas de invasão aos sites são frequentes, mas reforçou que a empresa tem sistemas sofisticados e pessoas altamente treinadas acompanhando esse tipo de ataques durante 24 horas, todos os dias do ano.
Durante a tarde de ontem (23), a página do Senado Federal também ficou fora do ar por algumas horas, mas a reportagem da Agência Brasil não conseguiu contato com a Secretaria Especial de Informática da Casa para confirmar se a queda também foi provocada por hackers.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp