Saúde

Curso em Salvador reúne especialistas em doenças respiratórias em crianças nesta sexta (21)

Divulgação
Atualização em Pneumologia Pediátrica é promovida pela Sociedade Baiana de Pediatria   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 19/09/2018, às 19h27   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Novidades no diagnóstico e tratamento da tuberculose, debates sobre asma, pneumonia e outras doenças respiratórias em crianças e adolescentes estarão em pauta no II Curso de Atualização em Pneumologia Pediátrica, nesta sexta-feira e sábado (21 e 22), em Salvador.

O evento acontece na sede da Associação Bahiana de Medicina (ABM), em Ondina, com inscrições abertas no site da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape - www.sobape.com.br).

A atividade é uma realização do Departamento de Pneumologia da Sobape, com o apoio do Serviço de Pneumologia Pediátrica do Hospital Universitário Edgar Santos (Complexo Hupes), que realiza simultaneamente a I Jornada Fibrose Cística do Complexo, em comemoração aos 10 anos de funcionamento do ambulatório Multidisciplinar do Hupes.

O evento, destinado a pneumologistas pediátricos, pediatras, pneumologistas, fisioterapeutas, estudantes de medicina e residentes em pediatria, reforça a campanha do “Setembro Roxo”, mês dedicado à conscientização para o diagnóstico precoce e tratamento adequado da fibrose cística.   

“As atividades representam uma ótima oportunidade para atualização no manejo das principais doenças respiratórias da criança, incluindo a tuberculose e a fibrose cística, e contará com a presença de professor renomado da Unicamp. Merecem destaque também as atividades práticas para treinamento do uso dos medicamentos inalados”, antecipam as pediatras da comissão organizadora Edna Lúcia Souza e Regina Terse, ao tempo em que recordam da “experiência exitosa” do evento realizado em 2017 com profissionais da capital e do interior da Bahia. 

PROGRAMAÇÃO - A programação começa na sexta-feira (21), às 14h30, com uma mensagem de abertura da presidente da Sobape, pediatra Dolores Fernandez, e terá uma mesa redonda sobre “Radiografias de tórax: Erros na interpretação e achados nas doenças respiratórias mais prevalentes” e “Tomografias de tórax: o que o pediatra deve saber”. Em seguida, acontecem as conferências “Fibrose cística – do passado aos dias atuais” e “Manejo de BVA e prevenção da infecção por VSR”. 

No sábado (22), as aulas começam às 8h30 e abrirão espaço para uma observação mais detalhada sobre Fibrose Cística, desde a triagem neonatal até a condução de um paciente no ambulatório e na emergência. 

A programação ainda contempla “O que há de novo no diagnóstico e no tratamento da tuberculose”, “Dificuldades na condução da pneumonia adquirida na comunidade”, além da relação entre “Sono e doenças respiratórias” e “Manejo da Asma parcialmente controlada no Ambulatório”. Os participantes também debruçarão sobre estudos de casos clínicos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp