Saúde

Com ferida na perna e apenas 30 kg, idosa precisa de angiologista e material para curativo

Publicado em 21/05/2018, às 18h41   Shizue Miyazono


FacebookTwitterWhatsApp

Uma idosa de 64 anos está precisando com urgência de uma consulta com um angiologista. Com uma ferida tomando toda a parte de baixo da perna, Lindaura Rosa passa os dias sentindo dores. Além da consulta, a família pede também doações para curativos que precisam ser trocados diariamente.

Segundo Djanira de Jesus Oliveira, uma amiga da família, contou ao Bnews, há pouco mais de cinco anos apareceu uma ferida na perna da idosa, que foi se agravando com o passar do tempo. Depois de passar por vários médicos e não ser diagnosticada, a situação de Lindaura se agravou a ponto de mal conseguir se locomover e até perder o apetite. Recentemente, foi descoberto que o problema da idosa é com as veias, mas ela não consegue uma consulta com o angiologista.

"A gente está vendo a hora de ela morrer. A gente não está conseguindo a regulação para poder passar pelo médico, o posto de saúde tem que encaminhar. Nós somos moradores de Engenho Velho de Brotas e já fomos no posto de lá, já fomos no da Carlos Gomes, no posto do Campo da Pólvora, no Vale das Pedrinhas, em Amaralina. Enfim, onde nós pudemos ir temos buscado, mas não conseguimos marcar um angiologista, nem um encaminhamento para uma regulação para ela ser acompanhada por um médico", afirmou a amiga.

De acordo com ela, nos postos, a família sempre é informada que não tem vaga, não tem previsão, não tem agenda aberta. "Fomos no Ana Nery não conseguimos, no Irmã Dulce não conseguimos, e a consulta (particular) é muito cara e não temos condições, já estamos arcando com o material dos curativos".

Além disso, mesmo pagando um especialista, a família não tem condições de arcar com os exames, e todo o tratamento, já que a idosa mora de aluguel com a filha e não tem renda. Ela trabalhava de carteira assinada, mas os patrões não pagaram o INSS e Lindaura não conseguiu se aposentar.

A idosa precisa de gases, ataduras, soro, esparadrapo e uma pomada para os curativos. "Não peço dinheiro, apenas o material e a consulta. Isso já vai ajudar bastante a gente, é o que a gente precisa no momento".

"A gente está com muito medo, ela está com apenas 30 kg. É muita dor, ela chora da manhã até a noite. Na semana passada, o filho teve que pegar nos braços e carregar, porque até para levar para o posto está sendo difícil. Precisamos urgentemente que vocês ouçam o nosso apelo porque é uma pessoa muito boa, muito necessitada e que eu gosto muito. Eu ficaria bastante grata com todos que possam ajudar", apelou Djanira.

Em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, o BNews foi informado que Salvador é pioneira no tratamento de úlceras venosas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através de uma parceria com o Hospital São Rafael, além de contratar o serviço de consulta com angiologista com prestadores de serviços. Ao tomar conhecimento do caso de Lindaura, a secretaria se comprometeu a "empenhar esforços para garantir a assistência da paciente".

As pessoas interessadas em ajudar podem entrar em contato com o filho da idosa no telefone 98705-5006 - Luiz Carlos de Santana.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp