Saúde

Bahia terá programa inédito de internação domiciliar 24h pelo SUS

Reprodução
“Cuidar em Casa” terá investimento anual de R$ 26,6 milhões   |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 23/04/2018, às 23h03   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) abriu credenciamento para contratação de empresas que prestam serviço no ramo de internação domiciliar 24 horas. O programa, chamado “Cuidar em Casa”, terá investimento anual de R$ 26,6 milhões para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que inclui ainda assistência ventilatória domiciliar.

Segundo a Sesab, a internação domiciliar 24h amplia o modelo que vinha sendo adotado até então, que oferecia apenas atendimentos pontuais de médicos, fisioterapia e enfermagem, passando a garantir a assistência integral 24h por dia em casa. O programa contempla ainda a oxigenoterapia domiciliar, para pacientes cronicamente dependentes de oxigênio ou de ventilação mecânica.

A nova modalidade será responsável pela desospitalização direta e imediata de mais de 300 pacientes hoje ocupando leitos hospitalares em todo o estado, possibilitando ampliar o giro dos leitos com consequente ampliação da oferta de vagas para a Central Estadual de Regulação.

Os pacientes serão assistidos em casa por equipes multidisciplinares, formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e assistentes sociais, bem como fonoaudiólogos, nutricionistas, odontólogos, psicólogos, farmacêuticos e terapeutas ocupacionais. Eles terão garantido um conjunto de ações de prevenção e tratamento de doenças, reabilitação, paliação (cuidados paliativos) e promoção à saúde, garantindo continuidade da assistência.

Para ter acesso ao programa, os pacientes deverão estar internados em unidades hospitalares da rede estadual, sem perspectiva de alta em 30 dias. A família, por sua vez, deverá preencher alguns critérios sociais, incluindo condições da habitação e disponibilidade de acompanhantes.

O credenciamento abrangerá as nove macrorregiões do Estado da Bahia, onde serão montadas bases operacionais nas cidades polos das regiões de saúde do Estado. As equipes dos serviços credenciados estarão vinculadas às unidades hospitalares habilitadas pelo Ministério da Saúde em seu CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) e terão a garantia de retorno à unidade de referência sempre que necessário.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp