Saúde

Encontro em Salvador discutirá os desafios do setor filantrópico para 2018

Reprodução
Evento acontece dia 26 no Cerimonial Rainha Leonor (Pupileira) da Santa Casa da Bahia  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 21/02/2018, às 13h45   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A crise enfrentada pelas Santas Casas e hospitais filantrópicos em todo o país será alvo de debate em Salvador. Para Maurício Dias, presidente da Federação das Santas Casas da Bahia (FESFBA), o cenário exige mudanças para evitar o colapso do setor e consequente caos do Sistema Único de Saúde (SUS).

No próximo dia 26, acontecerá o Encontro das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, das 8h30 as 12h30, no Cerimonial Rainha Leonor (Pupileira) da Santa Casa da Bahia, no Centro de Salvador.

Na discussão do tema “Desafios do Setor Filantrópico para 2018”, um dos casos a ser tratado é a crise que praticamente fechou a Santa Casa de São Paulo. Sobre o assunto, irá palestrar o provedor da entidade paulista Antônio Penteado. 

Segundo Dias, a crise do setor filantrópico, que responde por mais de 50% do atendimento SUS no Brasil, chegou ao nível de asfixia.  ”Se não forem adotadas as mudanças necessárias, que passam por novo modelo de contrato e financiamento, uma política clara e mais saudável de parceria com os governos federal, estadual e municipal, além de linhas de financiamento que permitam a rolagem da dívida, o setor não sobreviverá”, elencou.

A discussão da crise das Santas Casas em Salvador reunirá o presidente da Frente Parlamentar das Santas Casas no Congresso, deputado federal Antônio Brito (PSD-BA), as Frentes Parlamentares Estaduais (Bahia e São Paulo) e a Frente Parlamentar Municipal de Salvador.

O encontro reunirá associados da FESFBA com a participação já confirmada do presidente da Confederação das Santas Casas (CMB), Edson Rogatti e de presidentes das Federações Estaduais de São Paulo, Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Paraná e Ceará, além de representantes de filantrópicos dos estados de Pernambuco, Rio de Janeiro, dentre outros.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags