Saúde

‘Edital está suspenso’, diz coordenador da SMS sobre Reda para médicos; greve em UPAs continua

Reprodução
Alvo de contestação por parte do sindicato da categoria, certame motivou greve deflagrada desde o último dia 1º em Salvador  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 07/02/2018, às 12h48   Alexandre Santos


FacebookTwitterWhatsApp

O coordenador de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde de Salvador (SMS), Ivan Paiva, afirmou nesta quarta-feira (7) que o edital do processo seletivo para a contratação de médicos sob Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) está suspenso. O ato, entretanto, ainda não foi publicado no Diário Oficial do Município.

O certame em questão é alvo de contestação por parte do Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed), que levou a categoria a deflagrar greve desde o último dia 1º.

"Nós recebemos um documento do Conselho Regional de Medicina [Cremeb-BA] com algumas sugestões. Ou seja, suspendemos o edital de forma a acatar os questionamentos feitos pelo conselho. Acho que o sindicato deveria aguardar, já que o edital vai ser revisto em alguns pontos para ser republicado", disse Paivaao BNews, sem estipular um prazo para a realização das mudanças.    

"Assim que as alterações forem feitas, vamos apresentar ao conselho e só então iremos dar continuidade", reiterou o coordenador.

Seugundo o Sindimed, a paralisação ocorre em três unidades de Pronto Atendimento (UPAs) na capital - as primeiras a serem afetadas pelo Reda. São elas: a Adroaldo Albergaria, em Periperi; Hélio Machado, em Itapuã e o Centro de Saúde Rodrigo Argolo, em Tancredo Neves. 

Conforme os profissionais, tal como foi sido publicado em dezembro de 2017, o edital propõe salário abaixo do que é praticado atualmente, além de distorções de função que sobrecarregam os médicos.

Estão sendo oferecidas 143 vagas: 67 para médico clínico, 53 para pediatra, sete para psiquiatra e 16 para ortopedista A remuneração é de até R$ 6 mil para um plantão semanal de 24h.

De acordo com o Sindimed, a greve será mantida por tempo indeterminado, até que a prefeitura faça os ajustes necessários.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp