Salvador

Vídeo: Embasa é acusada de liberar esgoto sem tratamento na Orla de Salvador

Reprodução
Empresa pública foi procurada pela reportagem do BNews  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 19/12/2018, às 08h36   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) é acusada de liberar a comporta que despeja esgoto sem tratamento sanitário na praia de Jaguaribe, em Salvador. Praias próximas, como Patamares e Boca do Rio, também foram atingidas pelo despejo.

Membro titular da Comissão de Meio Ambiente na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado estadual Marcell Moraes (PSD) cobrou ações imediatas do Governo do Estado para resolução da situação, e ressaltou que um fato semelhante ocorreu no mesmo período no ano passado.

“Quero acreditar que o despejo desse esgoto, dias antes da festa de Réveillon, seja apenas uma coincidência. É inadmissível uma empresa que presta um serviço de necessidade primária da população permanecer praticamente estagnada em relação às condições de esgotamento de uma das maiores cidades do Brasil. Isso demonstra imperícia, ausência de planejamento, falta de interesse e incapacidade administrativa dos gestores da Embasa. A questão não é apenas o odor insuportável na festa, mas também toda a biosfera marinha que é prejudicada com o despejo dos resíduos", disparou o deputado.

De acordo com o boletim de balneabilidade emitido pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), na última sexta-feira (14), Salvador possui 20 praias impróprias para banho por causa da presença excessiva de partículas fecais humanas ou de animais, relacionadas diretamente com o lançamento indiscriminado de esgoto nessas localidades. A praia da Boca do Rio é uma das localidades prejudicadas pela poluição, segundo o INEMA.

O site procurou a assessoria da Embasa, a qual enviou um posicionamento. Clique aqui para ler.

Atualizada às 10h41

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp